25º Festival de Cinema de Vitória terá 11 mostras competitivas em 2018

02/09/2018

O 25° Festival de Cinema de Vitória está prestes a começar. Realização do Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o evento leva a cidade grandes produções nacionais, que serão exibidas em 11 mostras competitivas no Teatro Carlos Gomes entre os dias 3 e 8 de setembro, com entrada franca. 

 

São elas: a 22ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas; 8ª Mostra Competitiva de Longas; 7ª Mostra Foco Capixaba; 7ª Mostra Corsária; 8ª Mostra Quatro Estações; 19º Festivalzinho de Cinema de Vitória; 5ª Mostra de Animação; 3ª Mostra Mulheres no Cinema; 3ª Mostra Cinema e Negritude, 2ª Mostra Nacional de Videoclipes e a estreante 1ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental – Sessão Especial Petrobras.
 

O Festival começa no dia 3, às 19h30, com a 7ª Mostra Foco Capixaba, onde serão exibidos cinco curtas-metragens. Em seguida o documentário Pastor Cláudio, do diretor Beth Formaggini, dá inicio a Mostra competitiva de Longas-metragens. E a noite de abertura chega ao fim com show de Chico Chico e João Mantuano, no lounge do Festival.

O FCV vai homenagear três personalidades do cinema nacional. O primeiro deles é o capixaba Cláudio Tovar, premiado sobretudo como cenógrafo e figurinista, e que deu vida recentemente aos personagens Evandro, da novela Êta Mundo Bom, e Pedro Agostini de O Mecanismo, série da Netflix. O cineasta Neville D’Almeida também será homenageado com o documentário Neville D’Almeida – Cronista da Beleza e do Caos, de Mario Abbade, exibido em sessão especial na noite de homenagem. O grande homenageado desta edição é o produtor Luiz Carlos Barreto, o Barretão, um dos grandes nomes entre os cineastas do Cinema Novo.
 

Além das mostras, o festival ainda conta com oficinas, debates e apresentações musicais. As premiações ocorrerão no último dia, onde serão distribuídos mais de 20 Troféus Vitória para as categorias competitivas, além das menções honrosas. A escolha dos filmes premiados é feita por júris formados por profissionais com reconhecida inserção e carreira na área audiovisual. A programação pode ser vista no site oficial do Festival.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Publicidade