Confira a cobertura completa da 42ª Mostra Internacional de Cinema de SP

22/10/2018

6 filmes para assistir durante a Mostrainiciando a cobertura para a 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o Esquina selecionou seis filmes indispensáveis para quem quer ver boas produções e passear por gêneros. Lista completa AQUI.

 

Clementina de Jesus ganha justa homenagem com documentário: a sambista Clementina de Jesus também tem o seu espaço na 42ª Mostra. Ela é o assunto principal do documentário que leva seu nome e é comandado por Ana Rieper. Crítica AQUI.

 

Os bastidores do ensaio afro-brasileiro sobre Clementina de Jesus: além da crítica, o editor Matheus Mans conversou com a produtora Mariana Marinho e com a diretora Ana Rieper sobre a produção de 'Clementina' e seus bastidores. Entrevista completa AQUI.

 

Yorgos Lanthimos faz seu filme mais acessível com 'A Favorita': o diretor de O Lagosta e O Sacrifício do Cervo Sagrado volta às telonas com um drama de época sobre duas mulheres lutando pela atenção da rainha da Inglaterra. Crítica completa AQUI.

 

'As Quatro Irmãs' é delicado filme sobre família e memória: mistura de ficção com documentário, As Quatro Irmãs mostra a atriz Vera Holtz lutando contra sua falta de memória para relembrar infância e juventude. Crítica de Matheus Mans AQUI.

 

Vera Holtz fala sobre memória, família e 'As Quatro Irmãs': a atriz global conversou com o Esquina sobre seu novo filme, na programação da Mostra, e comentou sobre aspectos pessoais no longa. Reportagem completa sobre a conversa pode ser lida AQUI.

 

'Culpa' é thriller dinamarquês tenso, real e brutal: Matheus Mans fala sobre um dos melhores filmes da Mostra, que retrata a tentativa de um policial em impedir que um sequestro termine de forma trágica. 'Chama de Emergência' melhorado. Crítica AQUI.

 

'Podres de Ricos' é comédia apaixonante e divertida: confira a crítica do longa-metragem inspirado em um dos livros de maior sucesso do gênero romance, Asiáticos Podres de Ricos. Muito divertido, filme surpreende e apaixona. Crítica completa AQUI.

 

'Infiltrado na Klan' é filme moderno e inspirado de Spike Lee: o novo longa-metragem de Spike Lee é uma das sensações da Mostra. Na história, um detetive negro se infiltra na Ku Klux Klan, a organização que roga pela supremacia branca. Crítica completa AQUI.

 

'A Casa que Jack Construiu' é forte, mas exagera na narrativa: apesar do novo filme de Lars Von Trier trazer aspectos interessantes e provocativos, um exagero na metáfora e na duração do filme -- além da violência -- diminui a experiência. Crítica completa AQUI.

 

'Thunder Road' é drama independente forte, mas banal: ainda que o filme de Jim Cummings traga bons elementos à trama e uma boa atuação, a história é banal, no geral, e não surpreende como deveria. Crítica completa da estreia de Cummings, AQUI.

 

'Tragam a Maconha' é bobagem inusitada e divertida: filme possui uma trama e uma mensagem rasas como poça d'água, mas personagens e clima geral da situação conseguem causar riso e divertimento genuíno. Crítica completa AQUI.

 

'O Mau Exemplo de Cameron Post' é filme jovem e inspirador: Longa-metragem com Chloë Grace Moretz mistura drama e comédia involuntária para acompanhar a vida de personagem que é forçada a lutar contra sua homossexualidade. Crítica AQUI.

 

'A Rota Selvagem' é drama profundo e incômodo: Longa-metragem acompanha jornada de menino que rouba o cavalo de seu chefe e sai pelos EUA; melancolia da obra se sobressai. Crítica completa do filme AQUI.

 

Na 42ª Mostra, música ganha espaço em filmes nacionais: 'Esquina' analisa e comenta o grande espaço que filmes sobre música ganharam na 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Reportagem completa, de Matheus Mans, AQUI.

 

'Simonal' é dançante e bem-feito, sem deixar de ser crítico: Filme de Leonardo Domingues traz ritmo enérgico de Wilson Simonal, mas sem deixar de trazer tom crítico e real sobre polêmicas do cantor. Crítica completa AQUI.

 

'Todas as Canções de Amor' é drama musical e emocionante: Filme, com Marina Ruy Barbosa e Bruno Gagliasso, mostra história de dois casais unidos por músicas que falam sobre amor. Crítica completa AQUI.

 

'Poderia me Perdoar?' é consolidação de Melissa McCarthy: Drama biográfico conta história de Lee Israel, escritora e jornalista que falsificava cartas para ganhar dinheiro e sobreviver nos Estados Unidos. Crítica completa do filme AQUI.

 

'Guerra Fria' é lindo e cruel retrato do amor através dos anos: Novo filme de Pawlikowski ('Ida') retrata romance de um casal através dos anos da Guerra Fria, conflito que marcou o final do século XX. Crítica completa AQUI.

 

Diretores falam sobre realização do documentário 'Um Dia para Susana': Giovanna Giovanini e Rodrigo Boecker conversam com o 'Esquina' sobre longa que mostra vida e carreira da triatleta Susana Schnarndorf. Entrevista completa AQUI.

 

'Sem Amor' traz marcas de autoajuda, porém diverte: a crítica Bárbara Zago fala sobre Sem Amor, longa-metragem que aposta numa história divertida para contar trajetória de viciada em sexo e acaba derrapando no aprofundamento do drama. Crítica AQUI.

 

'A Casa Dividida' foca nos 'millenials' e discute poligamia: Longa-metragem exagera no experimentalismo e na falta de profundidade, mas dialoga bem com a chamada 'geração internet'. Crítica completa de Bárbara Zago AQUI.

 

'Temporada' é drama atual, ainda que raso em seu desenvolvimento: Longa-metragem conta a história de Juliana (Grace Passô), mulher que se muda de cidade para trabalhar como fiscal da prefeitura local. Crítica completa do filme AQUI.

 

'O Homem que Matou Don Quixote' é filme morno e errático: Após 25 anos de produção, longa-metragem de Terry Gilliam não encontra tom e entrega história chata e sem conexão entre suas partes. Crítica completa do longa-metragem AQUI.

 

42ª Mostra Internacional de Cinema acerta nos filmes e erra na inovação: Apesar da tentativa de permitir que ingressos fossem reservados por um app, evento não deu conta e os filmes, como sempre, roubaram a cena. Análise final do evento AQUI.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Publicidade