Em São Paulo, cinema de irmãos Maysles é celebrado em mostra

09/12/2017

Nas décadas de 1960 e 1970, os irmãos Maysles resolveram mudar a forma de fazer o seu audiovisual. Ao invés de grandes produções, que pipocavam nas salas de cinema de todo o mundo, Albert e David decidiram investir no cinema direto. Ou seja: a câmera era uma mera observadora dos fatos e que nunca interferia na cena documental que estava sendo gravada.

 

Com isso, os irmãos produziram pérolas cinematográficas que, infelizmente, possuem um alcance bem limitado de público, ficando restritas aos fãs de documentário ou pessoas que trabalham no meio. No entanto, está acontecendo em São Paulo, desde o último dia 30, a mostra “Irmãos Maysles -- A Disciplina do Olhar”, com 30 filmes que usaram essa técnica na produção.

 

Assim, é possível encontrar maravilhas como o sensacional Grey Gardens -- que tem uma cena que já nasce clássica, da dança com a bandeira -- e o meu preferido, o delicioso Meet Marlon Brando. Há ainda documentários como With Love From Truman, What’s Happen! The Beatles in USA e o impactante Gimme Shelter, na qual um fã é assassinado num show do Rolling Stones.

 

Este último, aliás, é considerado como um dos maiores filmes de rock da história -- quiçá, o melhor -- e um dos melhores filmes da história para o The New York Times, que colocou o longa dentre as 100 melhores produções americanas. Afinal, a crueldade da história faz com que o longa parece uma ficção. Mas não. É documentário! E um documentário muito real. Difícil de assistir.

 

Assim, a “Irmãos Maysles -- A Disciplina do Olhar” é o local perfeito para quem está em busca por documentários fortes, por vezes cruéis, mas que mostram o mundo da maneira mais real possível. Dentro de tantas produções, impossível não encontrar algum título que agrade seus gostos. É um cinema transformador, disruptivo para a época e que deve mexer com seus ânimos.

 

A mostra fica em cartaz até dia 13 de dezembro, com exibições diárias dos filmes dos dois irmãos.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Publicidade