Festival Varilux começa em 88 cidades e com 20 filmes em cartaz

07/06/2018

Deu a largada nesta quinta-feira, 7, mais um Festival Varilux de Cinema Francês. Sediado em 88 cidades brasileiras e cobrindo todas as regiões do País, a mostra de filmes conta com apurada seleção de vinte filmes, sem se deixar prender por origem de produção -- mais do que francês, o Varilux é francófono e tem longas do Marrocos e Bélgica.

 

"É lindo ver como a arte está indo ao encontro de pessoas que, geralmente, não possuem condições de ir de encontro à arte", comemorou o cineasta marroquino Nabil Ayouch, quando questionado sobre a importância do festival. "Quando soube que meu filme ia pro mundo, ia até vir pro Brasil, fiquei apreensivo. Mas esse alcance é ótimo e a receptividade que estou tendo me emociona", disse o diretor Fabien Gorgeart, de O Poder de Diane.

Dentre os destaques de longas, está o provocante O Amante Duplo, de François Ozon, que empresta uma cena ao cartaz oficial; o intenso Carnívoras, da dupla Jérémie e Yannick Renier; e o profundo Marvin, que conta com a sempre estrelar Isabelle Huppert no elenco. Há, ainda, uma seleção de curtas, filmes em realidade virtual e a exibição de  Z, do Costa-Gravas.

 

Parte dos realizadores e estrelas dos filmes franceses celebrados no Varilux estiveram em São Paulo e comentaram sobre as particularidades da edição, como a força feminina nos filmes francófonos e a importância de algumas histórias em outros países. "Eu quero que minorias vejam meus filmes e se sintam representadas", diz Ayouch, de Primavera em Casablanca. "Com a liberdade que temos hoje, as artes podem mudar o mundo."

 

 Zita Hanrot, do filme Carnívoras, ressaltou a importância na diversidade dos filmes. "Não existe isso de cinema de homem ou cinema de mulher. Existe cinema", afirmou a atriz. "O que acontece é que a mulher possui a sensibilidade para algumas temas que os homens não possuem. A mulher precisa também contar histórias e ser representada no cinema."

 

SERVIÇO
Festival Varilux de Cinema Francês 2018

Entre os dias 7 e 20 de junho

Ingressos: entre gratuito (sessões de debate) e R$ 83 (ingresso VIP no JK Iguatemi)

Programação completa: variluxcinefrances.com/2018/

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Publicidade