Guia: dicas para aproveitar melhor a Feira do Livro da USP

29/11/2018

A Festa do Livro da USP, em São Paulo, tem se tornado um evento cada vez mais importante no calendário do mercado editorial brasileiro. Afinal, ali se reúnem editoras de todos os tamanhos e segmentos para oferecer livros com descontos a partir de 50% em cima do valor oficial das obras. A cada ano que passa, porém, a Festa Livro vem crescendo mais e mais e mais. São milhares de pessoas que passam por lá todos dias em busca de novidades, livros interessantes e, principalmente, alguns bons descontos.

 

Abaixo, o Esquina listou algumas das principais indicações para a 20ª Festa do Livro da USP, que ocorre entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro. Confira e se prepare:

 

Vá preparado

 

São três grandes blocos (o laranja, o azul e o verde) que formam a Festa do Livro. É muita coisa, muito espaço para andar. Além disso, ela fica debaixo de uma tenda que, apesar de ser bem ventilada, vai se tornando uma grande sauna com o passar do tempo. Por isso, se prepare para andar bastante e passar muito calor. É interessante levar água e ir com um calçado confortável. Porém, não é aconselhável levar mochilas pesadas, crianças muito pequenas ou pessoas que tenham problemas com aglomerações. O que não vai falar lá é cansaço, calor e pessoas se esbarrando o tempo todo.

 

Saiba que encontrará filas

 

Alguns estantes são extremamente concorridos, como o da Companhia das Letras, da Editora 34, da L&PM e da Boitempo. Espere, em alguns casos, para passar por algumas boas horas de fila -- o estande da Cia das Letras, que usa um estranho sistema de compras por listas, chega a bater 2 horas entre o tempo que a pessoa entra na fila e que, efetivamente, faz a compra. Ou seja: não adianta se irritar gratuitamente com a espera ou pensar que tudo será feito rapidamente. Geralmente, leva uma tarde inteira para ver a Festa inteira e fazer compras em editoras mais concorridas, como essas já citadas.

 

Pense na melhor maneira de chegar ao local

 

A Cidade Universitária, onde ocorre a Festa do Livro da USP, não é um local exatamente acessível. Mas a boa notícia é que há várias possibilidades de chegar ali sem dor de cabeça. Se for de carro, há a possibilidade de encontrar vagas no entorno. Um pouco antes da entrada principal da tenda, na Avenida Prof. Mello Moraes, há um bom número de vagas que não exigem Zona Azul. No entanto, para o bem do trânsito e do planeta, as opções de ônibus e metrô também não são descartáveis, é claro. Desça na estação Butantã, da Linha Amarela, e, no terminal de ônibus, pegue o Circular 1 (8012-10). Depois disso, só descer no ponto do Bandejão, que fica de frente para a Festa do Livro.

 

Pesquise antes de comprar

 

Muitas editoras anunciam descontos de 50%, mas, na verdade, acabam reduzindo o valor total do produto em porcentagens bem mais baixas do que isso. Pesquise bem antes da compra e, principalmente, veja as listas finais de produtos que estarão na Feira e que algumas editoras disponibilizam -- você pode conferir AQUI. Algumas editoras apresentam descontos realmente agressivos, como Martin Claret, Rádio Londres, Aleph e LP&M, enquanto outras acabam reduzindo valores de preços de lançamento. Conferir o mapa das editoras também é uma boa saída para evitar frustrações e estresse. E vale ressaltar que, nesta 20ª edição, Darkside, Rádio Londres, Sonora, Sextante e Intrínseca estão num mesmo estante. Ou seja: compra no mesmo lugar, mas com menos opções.

 

Facilidades

 

Todos os estandes aceitam cartão, mas é bom levar algum dinheiro com você. Afinal, acontece do sistema de algumas editoras dar problema e, por alguns minutos, aceitar só em espécie. Além disso, agora há a possibilidade de comer por ali mesmo, seja nos food trucks ali instalados ou até mesmo nas instalações da USP. E para isso, a melhor opção é ter dinheiro com você. Vale ressaltar, novamente, que é importante, antes de ir para a Feira, pensar no transporte e no peso dos livros. Você aguenta levar todas as compras de volta? Se for de ônibus, vai ser confortável pra você? Pense sempre muito bem antes de comprar e antes de decidir, enfim, a melhor forma de ir até lá.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Publicidade