top of page
Buscar
  • Domenico Minervino

Conheça Pick Axe Pete!, game com Didi Mocó como personagem principal


Plataforma: Odyssey²

Produtor: Magnavox/Philips do Brasil

Similares: Donkey Kong (Arcade/Atari 2600)

Continuações: Não houve

Número de jogadores: 1

Didi Mocó Sonrisal Colesterol Novalgino Mufumbo era o nome da personagem interpretada por Renato Aragão, nas décadas de 1970 e 1980, em Os Trapalhões. Tanto carisma fez com ele fosse escolhido para representar a versão brasileira de Pick Axe Pete!. Justíssima homenagem e fácil de explicar.

O garimpo de Serra Pelada, em Curionópolis, município ao sul do estado do Pará, estava em todos os noticiários do mundo inteiro. De lá foram retiradas 30 toneladas de ouro em pouco menos de 10 anos. Um achado.

Nesse contexto foi feito o filme Os Trapalhões na Serra Pelada, em 1982. Aragão era Curió, um garimpeiro. Daí, no ano seguinte, associar o papel mais importante de Didi a um minerador não era lá tão difícil, já que a película havia preparado o campo para isso.

No jogo, criado por Ed Averitt para competir com Donkey Kong, Didi deve ultrapassar obstáculos pelo caminho. São rochas que deslizam, mas que podem ser quebradas pela picareta do operário. O problema é que ela se desgasta e some, restando a ele pular para se livrar dos perigos.

Para mudar de estágio, o competidor deve pegar uma chave e abrir uma porta. Esse item aparece quando dois pedregulhos se chocam. E desaparecem com certo tempo. Essa colisão também gera, em alguns casos, uma nova ferramenta. Cada pedra quebrada vale um ponto, saltar sobre elas um, três por destruir um pedaço de metal precioso, obter uma chave gera dez pontos e cruzar uma abertura vinte.

Progredir implica em um aumento de velocidade dos objetos cadentes, consequentemente maior dificuldade para executar tarefas. Também há níveis onde não há luz. Iluminado mesmo somente o herói, as passagens e os elementos adicionais.

0 comentário
bottom of page