top of page
Buscar
  • Bárbara Zago

'Claude - Além da Cozinha' é deliciosa experiência gastronômica na TV


Quem se interessa por Gastronomia sabe que a culinária francesa é uma das mais influentes e prestigiosas cozinhas até hoje. Não é atoa que, muito provavelmente, muitos já tenham ouvido palavras como "escargot" e "foie gras", ainda que nunca tenham visitado a França ou sequer provado dessas iguarias.

No Brasil, Eric Jacquin e Olivier Anquier destacam-se por serem críticos de programas de televisão bastante conhecidos, como é o caso de MasterChef e Bake Off Brasil: Mão na Massa, respectivamente. Outro nome responsável por trazer a cozinha francesa para cá é justamente Claude Troisgros, protagonista do documentário Claude - Além da Cozinha. No entanto, engana-se quem assume que o documentário revela técnicas do chef ou especiarias da gastronomia europeia.

Com o intuito de se desligar do ambiente estressante da cozinha e conhecer outras culturas, o chef viaja todos os anos em sua moto sozinho. Desta vez, o diretor Ricardo Pompeu acompanhou sua viagem, onde Claude se propôs à desbravar o nordeste brasileiro, passando pelo interior de Alagoas, Pernambuco, Bahia e Sergipe. Deixando de lado o litoral dessas capitais, focou sua trajetória no sertão nordestino e, consequentemente, conviveu com pessoas que moram nessas regiões.

Com uma simplicidade e um carisma inigualável, Claude chama atenção - positivamente - por onde passa. Afasta-se do estereótipo de chef francês e mergulha de cabeça na cultura brasileira, cozinhando (e comendo junto) pratos como buchada de bode, cacto e pitu. Em momento algum exige suas próprias ferramentas; prepara tudo na cozinha da casa das pessoas locais e essa é a parte mais bonita de todo o documentário.

Claude desconstrói o mito de uma cozinha francesa rígida e tenta misturá-la com a culinária brasileira a todo momento. Mesmo com seu sotaque fortíssimo, é um brasileiro nato: se enturma com facilidade. Ao longo de sua viagem, ele explica o motivo de ter se apaixonado pelo Brasil e conta um pouco de sua trajetória como cozinheiro profissional.

Com momentos mais introspectivos, belas paisagens e pratos bastante diferentes do que encontramos em restaurantes, Claude - Além da Cozinha é uma deliciosa experiência para qualquer um que se proponha a uma aventura: seja ela gastronômica ou não.

SERVIÇO O que? Claude: Além da Cozinha Quando? Exibições a partir de 31/01, quinta-feira. Que horas? 22h30 Onde? GNT.

 

0 comentário
bottom of page