• Matheus Mans

Crítica: 'Mandou Bem!', da Netflix, é circo gastronômico divertido


Nas últimas semanas, houve uma explosão do formato reality show na Netflix. Talvez por conta do sucesso absoluto de Queer Eye, a empresa resolveu mergulhar de cabeça no segmento e ir em frente. Uma das áreas que mais ganhou conteúdo com esse avanço da Netflix foi a da culinária, com competições até entre cozinheiros que usam maconha em seus pratos.

Mas para quem busca algo leve, divertido e para toda a família, a pedida é Mandou Bem!. Baseado no caos, o programa mostra confeiteiros amadores tentando a sorte na confeitaria. E quando digo amadores, não pense no MasterChef. São pessoas que, realmente, não conhecem processos profundamente. São pessoas reais, como eu e você.

O resultado do programa, comandado pela exagerada comediante Nicole Byer e com o divertido chef Jacques Torres como jurado, é uma explosão de momentos bizarros, engraçados, non sense e constrangedores. Com duas temporadas no catálogo -- com 13 episódios no total --, a série inova ao reverter expectativas e deixar que a naturalidade vença.

Alguns dos episódios, aliás, são esquetes cômicas prontas. Na primeira temporada, por exemplo, o segundo episódio é maravilhoso por conta da participante Amanda, atrapalhada e extremamente simpática. Difícil esquecer do cupcake que ela criou. O sexto episódio, no qual os participantes fazem um bolo de Donald Trump, é de lavar a alma.

Como dito, a apresentadora Nicole Byer pode incomodar um pouco no começo, mas acaba ficando normal o seu exagero. Ela é divertida, leve, solta e deixa que o programa role com todas as suas bizarrices. Um bom contraponto é Jacques Torres, bem mais comedido. Ajuda a balancear o clima da competição, quase sempre alucinante e fora do normal.

Outro ponto acertado é o segundo jurado. Diferente a cada programa, o convidado faz com que a série, como um todo, também seja balanceada. Alguns são bem mais expansivos que outros, fazendo com que episódios se tornem stand-ups culinários. É bom balancear.

No final, Mandou Bem! é uma competição culinária que não pode ser levada a sério. Quase uma paródia dos outros duelos culinários que rolam por aí, o programa da Netflix é perfeito para quem quer escapar das competições sérias, encontrando um refresco delicioso.

#Crítica #Série #RealityShow #Gastronomia