top of page
Buscar
  • Foto do escritorMatheus Mans

Crítica: 'Sugar Rush' é deliciosa competição culinária da Netflix


Sugar Rush é, sem dúvida, a competição mais deliciosa da Netflix. E nos dois significados que essa palavra possa vir a ter. O mais óbvio é por conta do seu conteúdo, inteiramente baseado na confeitaria e que rende bolos, doces e cupcakes de revirar o estômago. E deliciosa, também, pelo seu formato, extremamente dinâmico, interessante, divertido e de fácil consumo, tornando o reality uma das melhores opções da Netflix.

Cada episódio de Sugar Rush -- que fica numa média de 50 minutos --, conta com quatro diferentes duplas. Todos profissionais da confeitaria. As tarefas são divididas em três fases: na primeira, cupcakes; na segunda, doces diversos; e na terceira, enfim, o esperado bolo. Tanto a fase do cupcake quanto a do doce eliminam uma dupla, sobrando dois finalistas para montar o bolo. A guloseima mais bonita e saborosa fatura US$ 10 mil.

Essa dinâmica, bem diferente da maioria das competições culinárias, confere uma agilidade e uma individualidade para cada episódio, fazendo com que cada um seja bem diferente do outro -- há um episódio, até, que só tem resultados desastrosos. A variabilidade de tom dá a graça, mas é interessante perceber, também, que a produção faz uma escolha minuciosa de cada uma das duplas participantes. Poucas são, de fato, ruins.

Os jurados são ótimos: Adriano Zumbo já é experiente no segmento de reality culinário, já que participa regularmente do MasterChef da Austrália e, além disso, é o grande nome por trás de Zumbo's Just Dessert. Ainda que um pouco tímido, ele sabe como se portar em cena. Candace Nelson, a "rainha do cupcake", também tem uma boa desenvoltura, criando ótimos momentos na competição. O apresentador Hunter March é divertido.

A ideia de colocar um jurado convidado a cada programa também cria bons momentos, ainda que dependa muito do comportamento do especialista dentro daquela receita. Alguns se saem melhor, outros menos. Mas ajuda a criar a variabilidade da qualidade do reality.

Sugar Rush é um programa muito visual, bem dirigido, com bom cenário, bons jurados e gostoso de assistir. Tem suas deficiências de ritmo, e algumas injustiças cometidas ao longo da competição que são mal-explicadas, mas que não comprometem a qualidade geral do reality. Quer se divertir? Veja Mandou Bem!. Quer passar o tempo? Veja Zumbo's Just Dessert. Quer se deliciar com uma boa disputa culinária? Então vá correndo ver Sugar Rush. Não vai se arrepender.

 
0 comentário
bottom of page