• Domenico Minervino

Seinfeld, carros e café: conheça a série de entrevistas do comediante na Netflix


Um cafezinho pela manhã bem cedinho. Quem não gosta, não é verdade? Só de ver já enche os olhos, abre o paladar, dá até para salivar ao presenciar o preparo. Se for em casa, de modo não tão sofisticado, é água fervendo, pó no filtro de papel ou de pano, o gotejar, açúcar, adoçante. Que prazeroso! Se isso acontecer em uma cafeteria, que espetáculo! O pó prensado, os vapores, o líquido escorrendo por canais até chegar à xícara, com creme, com espuma, com desenhos de coração. Verdadeira arte.

A mesma coisa é andar em um carro antigo, conservado e único. E se juntar os dois dá uma boa conversa, não dá? Pois bem, a genialidade do comediante americano Jerry Seinfeld está justamente aí. Ele percebeu que isso resultaria em um programa de televisão e melhor ainda, dá para assistir todas as quatro temporadas pela Netflix e numa “tacada” só, pois os episódios são curtos, coisa de dezessete, dezoito minutos. Um formato interessante que não cansa o espectador.

O show, a que se dedica Seinfeld, se chama Comedians in cars getting coffee e sempre traz um convidado especial que conversará informalmente com o comediante a caminho da cafeteria, lanchonete, casa de panquecas, etc. Para isso, ele escolhe a dedo um carro que se pareça com a personalidade. São máquinas de colecionadores como a Lamborghini Coutach 1976, Corvette 1956, Ferrari 308 GTB 1985, Porsche 911 Carrera, entre outros que já vale a espiada.

Mas tudo é ilustração, pano de fundo, para estrelas como Jim Carrey (que pula um muro enorme de sua casa em vez de abrir o portão), Jimmy Fallon (que é levado para passear de lancha), Ricky Gervais (que morre de medo de velocidade), Michael Richards (que percebe que cometeu um erro ao discutir com um espectador em um show de stand-up). Na segunda temporada, por exemplo, Seinfeld tenta levar o então presidente Barack Obama para um passeio. Será que os seguranças permitem?

A série é leve, simpática e passa energia positiva para quem está começando o dia, como o café ou as panquecas, os ovos mexidos, bacon, milkshake de cereais, waffles. E a conversa é sempre inusitada. É o que você não vê toda hora aquele artista regurgitar na media. Jerry Seinfeld acertou o alvo, acertou o tom, fez a grande jogada.

Dá para pensar em um programa assim no Brasil? Sim, seria fantástico! E eu só vejo um nome para replicar a ideia americana, Jô Soares. Quem assistir Comedians in cars getting coffee de imediato se lembrará de Jô Soares. É a cara dele! Netflix, GNT, Multishow, vocês tem o homem e o formato, o que estão esperando?

#Série #Netflix #DicasdeStreaming