• Matheus Mans

'Melhor pra Elas' eleva tom de reality shows sobre histórias de vida


Reality shows, seja do formato ou da especificidade que for, geralmente buscam o sensacionalismo como objetivo. Afinal, fica mais fácil de despertar emoções no espectador e, assim, criar vínculo com a audiência. No entanto, não é este o objetivo do programa Melhor pra Elas, que chega na programação da RedeTV! neste domingo, 28. Apresentado por Karina Bacchi, o reality busca mostrar a história de vida de quatro mulheres que, em comum, viveram relacionamentos que não saíram como planejado.

São mulheres que, dentre outras coisas, passaram por experiências de abandono, desprezo, violência emocional e física. E agora, no programa, tentam encontrar a confiança perdida e, assim, se conhecerem mais. Deixando o passado pra trás, claro.

Baseado num formato original australiano, Melhor pra Elas deixou todo o sensacionalismo de lado e resolveu apostar em mostrar a verdade, a essência de suas participantes. Afinal, não é preciso provocar as emoções de forma barata. As próprias histórias de vida trazem o vínculo que vai ser criado com o espectador. O Esquina, que assistiu um rápido trecho da série no evento de lançamento, já ficou com vontade de continuar a mergulhar na história e a entender como essas quatro mulheres irão caminhar, juntas, trazendo sororidade e companheirismo pra tela da televisão aberta.

"Quando vimos o programa original na Austrália, reparamos que era mais focado num programa de relacionamentos. De encontros. Mas percebemos que havia muito mais espaço para ser um reality de empoderamento, seja sexual ou de comportamento", afirma Ricardo Perez, diretor criativo da Fremantle no Brasil. "A ideia era, justamente, trazer mulheres que foram marcadas por uma história de amor decepcionante. É um programa que, em resumo, vai mostrar a trajetória dessas mulheres, de sororidade".

Assim, durante o programa, será feita uma imersão desse quarteto em uma série de atividades que a façam compreender melhor toda a situação e como elas devem se enxergar como mulheres empoderadas. Haverá tardes de paqueras rápidas, aulas de muay thai, tardes no salão de beleza e até conversas com ginecologistas sobre sexo.

"Nós não queríamos que o ponto final dessas mulheres fosse encontrar um namorado ou coisa do tipo", afirma o diretor de produção da Fremantle, Daniel Griman. "A gente queria uma transformação nas participantes. Algo que fizesse diferença nas suas vidas."

Elenco

Karina Bacchi, que passou por um hiato na televisão, se mostrou totalmente empenhada na divulgação do programa. Ela contou que praticamente viveu junto com as participantes e, de maneira indireta, se tornou uma quinta integrante. Praticamente vivia com as outras quatro mulheres, conversava sempre, tinha acesso direto. Além disso, compartilhou algumas experiências de sua vida e mostrou como também tem desafios a serem quebrados -- ela, aliás, teve seu filho sozinha, por meio de inseminação artificial.

"Mostrei para elas que não vivo e nunca vivi um conto de fadas. Sempre fiz minhas escolhas baseadas no meu amor próprio e, no final, acabei me vendo nessas mulheres. E quando não me via, servia como um ombro amigo para cada uma delas", disse a apresentadora, durante o evento de lançamento do Melhor pra Elas, em São Paulo. "Vi a transformação de cada uma dessas mulheres ao longo do tempo. Foi gratificante."

A diretora Maristela Mattos ressaltou como o grupo encaixou e foi extremamente proveitoso para a realização do reality. "São quatro mulheres completamente diferentes e que se complementam. Ao longo dos seis episódios, fica clara a transformação. Elas passam a se ouvir e a ouvir aos outros", diz. "Para isso, tivemos temas que nortearam cada um dos episódios. O objetivo era manter o nível e fazer com que a transformação fosse progressiva, visível. Minha opinião, no final das gravações, é que deu certo".

SERVIÇO O que? Melhor pra Elas.

Onde? RedeTV, na TV aberta, e FOX Life, na TV fechada.

Quando? RedeTV a partir de 28 de julho. FOX a partir de 4 de agosto.

Que horas? 23h.

#Televisão #TV #RealityShow #Matéria #Reportagem #Entrevista