• Matheus Mans

5 filmes essenciais de Spike Lee para assistir


Com 40 anos de carreira no cinema, Spike Lee sempre abordou a temática racial em suas obras, sendo um dos responsáveis por introduzir questões como discriminação e consciência social na indústria cinematográfica. Para entender a contribuição do cineasta, o Esquina selecionou filmes essenciais para conhecer a obra do diretor americano disponíveis no streaming do Telecine.


Faça A Coisa Certa

(Do The Right Thing)

Numa pizzaria em um bairro do Brooklyn onde a maioria da população é negra, há uma parede com fotos de ídolos ítalo-americanos. Quando o ativista Buggin' Out pede ao dono do lugar que a parede tenha ídolos negros e ele nega, inicia-se um boicote à pizzaria que desencadeia uma série de incidentes. Sucesso de crítica e bilheteria, Faça A Coisa Certa foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original e conta com uma cena final assustadoramente atual e ainda relevante.


Mais e Melhores Blues

(Mo' Better Blues)

Bleek Gilliam construiu uma carreira de sucesso como trompetista e agita as noites do Harlem com sua banda. Shadow Henderson, um dos músicos da banda, começa a roubar a atenção durante os shows, o que faz uma rivalidade surgir. Sem saber lidar com a situação, Bleek deixa sua personalidade difícil e os problemas com mulheres o levarem ao ostracismo. Mais e Melhores Blues reuniu Denzel Washington, Wesley Snipes, Samuel L. Jackson e o próprio Lee.


A Última Noite

(25th Hour)

Monty é um traficante que pegou sete anos de prisão, depois que a polícia achou drogas na sua residência. Um dia, ele havia reunido, em casa, os amigos e a namorada para se divertirem. Agora suspeita de que ela o tenha delatado, pois ela sabia onde os entorpecentes estavam escondidos. Ainda que seja um dos filmes menos inspirados de Lee, é interessante notar uma firmeza na direção de um drama íntimo, longe de debates raciais. Destaque para Edward Norton.


O Plano Perfeito

(Inside Man)

Um assalto cuidadosamente planejado a um grande banco em Nova York faz com que o detetive Keith Frazier entre em ação e negocie com Dalton Russell, chefe da quadrilha. Porém, as intenções do ladrão vão além de roubar o dinheiro e fugir, o que torna a situação mais complexa e perigosa. Ainda que seja um filme puramente de assalta -- com muitos elementos que inspiraram La Casa de Papel -- é interessante como Lee acha brecha para falar sobre sociedade.


Infiltrado na Klan

(Blackkklansman)

Filme recente mais badalado de Spike Lee. Na trama, passada em 1978, o policial negro Ron Stallworth consegue, de forma inusitada, se infiltrar na Ku Klux Klan. Seu parceiro Flip, um policial branco e judeu, se passa por Ron nas reuniões presenciais para que a dupla possa investigar e pôr fim à organização racista. Infiltrado na Klan venceu o Grand Prix no Festival de Cannes e recebeu seis indicações ao Oscar, vencendo na categoria de Melhor Roteiro Adaptado.

#Lista #Cinema #Filme #DicadeStreaming #Telecine #Filmes