top of page
Buscar
  • Foto do escritorMatheus Mans

5 filmes para conhecer o cineasta Quentin Tarantino


Em meados de 2013, quando Django Livre chegou às salas de cinema no País, fui assistir ao filme na estreia, juntamente com outros dois amigos. Tudo vai bem durante o filme até que, numa cena final, um dos meus colegas sussurra para mim, um tanto quanto indignado e surpreso pelo que já viu na telona: "mas que gênero de filme é esse? É uma comédia, uma aventura, um faroeste ou um filme de ação?". Eu, na mesma hora, respondi: "não é nada disso e é tudo isso ao mesmo tempo. É Tarantino."

Essa história que contei pode parecer besteira para iniciar um texto com as indicações de filmes, mas é o que melhor resume a filmografia do norte-americano Quentin Tarantino. Dotado de uma inteligência e talento acima da média, o diretor conseguiu reverter todos clichês e paradigmas do cinema ao misturar, em uma única história, romance, violência, ação, aventura, fantasia, faroeste. Como respondi ao meu amigo há alguns anos, ele é um raro tipo de cineasta que não encaixa em gênero algum. Ele criou o seu próprio tipo de cinema.

Por isso, para quem está descobrindo os filmes de Tarantino agora, pode não ser fácil ingressar neste complexo universo, recheado de sangue, bom-humor e personagens inesquecíveis. E por assim, o Esquina está dando continuidade à série de "5 filmes para conhecer" e apresenta filmes essenciais para entender e conhecer o mundo ousado diretor norte-americano Quentin Tarantino. E não esqueça de deixar seu comentário!

Obs.: Antes de qualquer reclamação, excluímos 'Pulp Fiction' da lista. É um filme que entrou para a história do cinema e que deve ser assistido, independente querer conhecer ou não a filmografia de Tarantino.

Cães de Aluguel. Filme clássico que mistura violência com bons personagens e reviravoltas que poucos imaginam.Diálogos com referências ao universo pop e tramas que se misturam, sem uma clara conexão entre elas. Todas as principais características que viriam a consagrar o diretor dali alguns anos, quando Pulp Fiction saísse do papel. Ou seja: Tarantino nu e cru. Não se interessou ainda? Aqui vai a história: um criminoso reúne seis bandidos para um grande assalto. As coisas, porém, dão errado, um deles sai ferido e as coisas saem do controle -- ao melhor estilo Tarantino.

À Prova de Morte. Filme menos conhecido do cineasta, mas que conta com diálogos marcantes e um clima de filme trash que Tarantino sempre gostou. Na história, acompanhamos um grupo de garotas que acaba se envolvendo em confusão quando conhecem um misterioso homem em um bar, interpretado de maneira caricata -- num bom sentido -- por Kurt Russel. Além disso, o filme tem um dos finais mais bizarros da carreira do cineasta.

Kill Bill. Kill Bill é tão sangrento que Tarantino precisou dividir em duas partes, pra não ficar tão pesado. Pois é. Mas mesmo assim, o filme recebeu elogios e se tornou um dos mais aclamados por fãs e crítica, por conta de sua história ousada e com personagens femininas fortes que entrar para a história recente do cinema. Aqui, o cineasta conta a história da Noiva (Uma Thurman), uma mulher que sai em busca de vingança, matando todos seus inimigos. Clara homenagem de Tarantino aos filmes de samurai dos anos 1980 e aos clássicos faroestes.

Bastardos Inglórios. Aqui, Tarantino resolveu, simplesmente, recriar o fim da Segunda Guerra Mundial. Para isso, ele uniu um elenco estrelar (Brad Pitt, Chistoph Waltz e Michael Fassbender) com uma trama de tirar o fôlego de quem está assistindo. E o final, apesar de também ter um ar de filme trash, ganha pela inventividade do cineasta e pela confusão que causa na cabeça de quem assiste. Afinal, inevitavelmente, você termina o filme se perguntando: e se tivesse acontecido isso de verdade?

Django Livre. Filme que citei lá no começo do texto, é uma realização de Tarantino, que é fã declarado de faroestes. Com Chistoph Waltz inspirado e Jamie Foxx em sua melhor atuação, a história mostra a trajetória de um ex-escravo que faz uma aliança com um caçador de recompensas para caçar os criminosos mais procurados do país e resgatar sua esposa de um fazendeiro.

0 comentário
bottom of page