top of page
Buscar
  • Foto do escritorMatheus Mans

5 livros para conhecer o escritor Ken Follett


Aqui abro espaço para um rápido e indolor relato pessoal: Ken Follett foi um dos principais e mais importantes escritores na minha formação intelectual. Foram os livros dele que tiveram força para resgatar meu interesse na literatura histórica e me fez devorar livros por meses a fio. Por isso, relembrando esse tempo, resolvi fazer uma lista de cinco livros essenciais para conhecer o literato.

Follett já tem mais de 150 milhões exemplares de seus livros vendidos ao redor do mundo e pode ser considerado um verdadeiro best seller. Mas fique tranquilo: quem tem antipatia por essas pequenas palavras inglesas, não irá se desentender com a escrita do britânico. Ele não se detém em tramas clichês e não produz histórias padronizadas. São livros muito bem pesquisados e escritos.

Abaixo, então, selecionamos cinco livros indispensáveis para quem quer conhecer mais do autor britânico. Vamos lá:

Trilogia 'O Século'

É, a meu ver, a grande obra literária de Follett -- ainda que a próxima sugestão seja o grande clássico do britânico. A série, que tem início do tenso Queda de Gigantes, acompanha a saga de cinco famílias fictícias e de diferentes situações sociais ao decorrer dos grandes acontecimentos do século XX. Misturando essas famílias com personagens reais e históricos, Follett faz um verdadeiro tratado histórico sem exagero ou excesso de detalhes desnecessários. É a perfeita união entre boa literatura e bons estudos sobre a humanidade no século passado. Vale ler.

'Os Pilares da Terra'

É o grande clássico de Ken Follett, como falei logo acima. Aqui, acompanhamos a história de conspirações, jogos de poder, violência e a mudança da ordem social e cultural de uma Inglaterra medieval. E assim, conhecemos personagens fictícios em meio a cenários históricos e oníricos. Perfeito para quem gosta de histórias medievais, mas não quer ler fantasias a la Tolkien ou excessos de detalhes dos livros históricos. Mas aqui vai a dica: é melhor ler a trilogia O Século antes para conhecer o estilo do britânico e se adaptar às suas histórias.

'Coluna de Fogo'

Continuação espiritual de Os Pilares da Terra, o ótimo Uma Coluna de Fogo é essencial para compreender toda grandiosidade da obra de Follett. Em 1558, as pedras ancestrais da Catedral de Kingsbridge testemunham o conflito religioso que dilacera a cidade. Enquanto católicos e protestantes lutam pelo poder, a única coisa que Ned Willard deseja é se casar com Margery Fitzgerald. No entanto, quando os dois se veem em lados opostos do conflito, Ned escolhe servir à princesa Elizabeth da Inglaterra. O livro é muito extenso (806 páginas), mas passa correndo. Leitura deliciosa e obrigatória.

'O Voo da Vespa'

Outro livro baseado numa incrível história real. O Voo da Vespa entrelaça três diferentes histórias: duas jovens que precisam fugir dos nazistas e chegar à Inglaterra com um avião de madeira e tecido para entregar informações sensíveis ao governo nazista; uma analista adversária dos nazistas que tenta descobrir uma arma letal que pertence aos inimigos; e um detetive que colabora com os alemães e que tenta dificultar a vida da tal analista. Bom livro que conta com uma narrativa tensa e muito importante -- já que é centrado em personagens femininas reais.

'O Buraco da Agulha'

Ainda que se passe na Segunda Guerra Mundial, O Buraco da Agulha é mais um romance de espionagem do que histórico. Aqui, um brilhante espião alemão, de codinome Agulha, corre contra o tempo para descobrir o segredo dos aliados e aniquilá-los. O espião fará de tudo, até mesmo tentar matar a bela inglesa por quem se apaixona, para conseguir seu intento e ajudar a Alemanha a vencer a guerra. Mas o seu grande engano foi não contar com a perspicácia da mulher. Os dias turbulentos que antecederam o desembarque na Normandia, o famoso Dia D, e um ritmo muito acelerado fazem desse suspense um hipnotizante thriller psicológico.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page