top of page
Buscar
  • Foto do escritorMatheus Mans

5 livros para conhecer o gênero do suspense médico


Dentro da categoria de thriller, há dezenas e dezenas de divisões -- e misturas -- dentro da literatura. Há o thriller de fantasia, o de investigação, o familiar e por aí vai. Mas um que sempre tem espaço cativo e que apresente números expressivos de vendas é o suspense médico, que mistura elementos do mistério com aspectos intrínsecos da medicina.

Nesse subgênero, três nomes se destacam: Tess Gerritsen, Robin Cook e Patricia Cornwell. Mesmo com estilos bem distintos, os três desenvolvem histórias que tornam incapaz a tarefa de desgrudar os olhos das páginas. A medicina, geralmente tão teórica e pouco palatável, se derrete em tramas instigantes e tão interessantes quanto qualquer outro thriller.

O Esquina, então, listou cinco livros indispensáveis para mergulhar no suspense médico -- dois de Gerritsen, um de Cook, um de Cornwell e um de Michael Crichton, autor de Jurassic Park.

1.

Título: O Cirurgião

Páginas: 384

Editora: Record

Link para compra: amzn.to/2tyh2Ld

Sobre o livro: Livro mais conhecido de Tess Gerritsen, que largou a medicina para abraçar a literatura e engrandecer o suspense médico. Na história, um serial killer mata mulheres com uma precisão assustadora, arrancando o útero e deixando o sangue fluir para fora do corpo. Certeiro como um cirurgião. Cabe às excelentes personagens Jane Rizzoli e Maura Isles -- que até ganharam série na TV -- desvendar esse crime. As páginas voam e a história fica na cabeça.

2.

Título: Coma

Páginas: 420

Editora: Bestbolso

Link para compra: amzn.to/2Ku7Z81

Sobre o livro: Robin Cook é o mais conhecido autor do gênero, sendo responsável por livros como Febre, Cego e Medo mortal. Mas Coma que é sua grande obra. Escrito com uma fluidez impressionante, a história acompanha estranhas reações de pacientes que são submetidos à pequenas intervenções cirúrgicas e nunca mais acordam da sedação. O que aconteceu? Essa é a premissa de Coma, livro interessante, bem aprofundado e de tirar o fôlego.

3.

Título: Post Mortem

Páginas: 304

Editora: Paralela

Link para compra: amzn.to/2txzdk4

Sobre o livro: O assassino é um homem metódico, desumano, mata por prazer. Do outro lado, a Dra. Kay Scarpetta, médica-legista, examina as vítimas e encontra em seus corpos um brilho produzido por alguma substância química que não sabe identificar. Nisso, a autora Patricia Cornwell constrói uma narrativa tensa, ágil e inquietante de uma corrida contra o tempo de Scarpetta para descobrir o rastro do assassino enquanto alguém do instituto médico legal tenta destruir sua carreira e sabotar a investigação. Ainda que mais técnico, Post Mortem é um livraço para quem já está se aprofundando no gênero médico.

4.

Título: Vida Assistida

Páginas: 370

Editora: Record

Link para compra: amzn.to/2IudCxK

Sobre o livro: Saindo da franquia Rizzoli & Isles, Gerritsen impressiona com o terror/suspense médico Vida Assistida, elogiado até por Stephen King. Bem mais macabro do que é normal em seus livros, a história acompanha um médico do turno noturno que identifica uma doença transmissível através da troca de tecidos. Além de ser um thriller energizante, Vida Assistida traz questões fortes, urgentes e que vão além do ambiente médico.

5.

Título: Um Caso de Necessidade

Páginas: 352

Editora: Rocco

Link para compra: bit.ly/2MtxWSu

Sobre o livro: O obstetra Dr. Lee é preso sob acusação de assassinato de uma jovem universitária, filha de J. D. Randall, um dos mais influentes e consagrados médicos da cidade, professor e dono de hospital. O crime teria ocorrido por inépcia, numa cirurgia ilegal de aborto. No entanto, todo mundo sabia das operações de Lee e de sua perícia nesse tipo de cirurgia -- ainda que ilegal. O que fazer agora? Crichton sabe mesclar ciência, medicina e discussão legal com uma maestria como poucos. Fácil de ler e intenso em seus significados.

 
0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page