top of page
Buscar
  • Foto do escritorMatheus Mans

7 documentários nacionais para assistir no streaming do Telecine


O cinema nacional é completo, diverso, poderoso. E não só na ficção. Documentários brasileiros, nos últimos anos, estão promovendo reflexões, tratando de temas necessários e colocando o cinema nacional em outro patamar. São filmes sobre tudo e com todos, que merecem um pouco do nosso tempo e atenção. Com o documentário brasileiro, sem dúvidas, somos maiores.


Abaixo, fizemos uma seleção de sete ótimas produções e disponíveis no streaming do Telecine.


O Corpo É Nosso


O abismo existente entre a trajetória da desconstrução do corpo da mulher negra como objeto e da mulher branca ainda é real. Este documentário traz à tona grande parte da questão da liberdade do corpo feminino, seja na música, dança ou na sexualidade, relacionada à desconstrução da visão de masculinidade a partir do feminismo.

Indianara


Documentário acompanha a ativista Indianara Siqueira, que liderou as manifestações do grupo de mulheres transgênero que lutam pela própria sobrevivência e contra o preconceito. Revolucionária por natureza, ela enfrentou o governo opressor e encabeçou os atos de resistência contra as ameaças e ataques a travestis e transexuais no Brasil.

Sequestro


Retrato inédito do trabalho da Divisão Antissequestro de São Paulo, responsável pelas investigações, táticas e ações referentes aos raptos no estado. Depoimentos de vítimas e imagens de resgates compõem o registro.

Bacurau no Mapa


Mergulhe nas gravações e pré-produção de Bacurau. Com imagens exclusivas, os diretores Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles mostram como fizeram do longa um sucesso de público e crítica.

Lixo Extraordinário


Registro do trabalho do artista plástico Vik Muniz no Jardim Gramacho, maior aterro sanitário da América Latina, localizado na cidade de Duque de Caxias (RJ).

Marighella


Carlos Marighella foi o maior inimigo da ditadura militar no Brasil. O líder comunista e parlamentar foi preso e torturado, e tornou-se famoso por ter redigido o Manual do Guerrilheiro Urbano.

À Queima Roupa


Partindo da Chacina de Vigário Geral, de 1993, o documentário de Theresa Jessouroun investiga a violência e a corrupção policial praticadas no Rio de Janeiro nos últimos 20 anos.

 
0 comentário
bottom of page