• Matheus Mans

8 filmes imperdíveis em promoção no iTunes


Segura a emoção: aproximadamente 500 filmes entraram em promoção na loja oficial do iTunes. São produções de todas as épocas e gêneros, por R$ 2,90, celebrando a mudança nos serviços digitais da Apple, que passaram a cobrar em reais após anos de cobrança em dólares.

O Esquina, é claro, selecionou oito ótimos filmes que fazem parte desta nova promoção e que merecem a sua atenção. Claro: há centenas de outras produções na plataforma da Apple que podem agradar. Para ver todos, é só entrar no iTunes e procurar o filme ideal. Vamos lá!

Aquarius

Sonia Braga é Clara, escritora e jornalista aposentada e moradora do edifício Aquarius, o último de estilo antigo na beira mar do bairro de Boa Viagem, no Recife. Dona de um apartamento repleto de discos e livros, ela irá enfrentar as investidas de uma poderosa construtora que tem outros planos para aquele terreno: demolir e dar lugar a um novo empreendimento. Dona do seu passado, do seu presente e do seu futuro, esse conflito dará a Clara uma energia nova à sua vida. Filmaço de Kleber Mendonça Filho, essencial para o atual momento político do País.

Eu, Daniel Blake

Vencedor da Palma de Ouro em 2016, este premiado longa britânico conta a história de um senhor que é obrigado a parar de trabalhar por conta de um problema de saúde, mas se vê forçado a procurar emprego quando seu auxílio é interrompido. Na busca por trabalho, ele conhece uma mãe solteira, vivida pela atriz Hayley Squires, que também não possui condições financeiras para se manter, e eles passam a se ajudar. Além do "soco no estômago" natural que o filme causa, vale ressaltar a atuação impactante de Dave Jones e a direção precisa do experiente Ken Loach.

Amor

Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2013 e da Palma de Ouro em Cannes, em 2012, o filme conta a história do casal octogenário George e Anne. Eles são pessoas cultas, professores de música aposentados. Um dia, Anne sofre um pequeno derrame. Quando sai do hospital e volta para casa, ela está paralisada de um lado e o amor que une o casal será posto à prova. Difícil assistir ao filme sem algumas lágrimas. Afinal, a história é forte e extremamente impactante. Uma mostra de como Michael Haneke sabe retratar a crueldade da vida.

Marguerite

Filme que também ganhou uma versão com Meryl Streep no ano passado, Marguerite é um delicado longa-metragem francês que conta a história da "pior cantora do mundo". Dona de uma grande riqueza, ela começou a cantar em pequenos eventos para se distrair mas, com o tempo e com o medo que amigos tinham de falar a verdade, passou a achar que tinha uma voz inigualável e a oportunidade de se tornar uma grande cantora de ópera. O resultado disso é este filme melancólico e que tem uma atuação sublime da ótima atriz francesa Catherine Frot.

Lavoura Arcaica

Clássico inesgotável do cinema nacional, que colecionou mais de 49 prêmios internacionais por onde passou, conta a história de André (Selton Mello), um jovem desgarrado da família e decidido a sair de casa para se livrar da rigidez do pai (Raul Cortez) e do sufocamento da mãe. Com a missão de trazer o irmão de volta, Pedro (Leonardo Medeiros) consegue convencê-lo a retornar para casa anos depois, mas o que parece ser o desfecho de uma história torna-se o começo quando André se apaixona por sua irmã (Simone Spoladore). Indispensável.

Club Sandwich

Filme mexicano pouquíssimo comentado, mas que é uma delícia de assistir. Club Sandwich acompanha a história de Paloma e seu filho de 15 anos, Hector. Os dois têm uma relação muito forte e especial, transcendendo a pura vivência cotidiana. Em suas férias, à beira-mar, Hector conhece Jazmin, uma adolescente com quem ele descobre os primeiros vislumbres do amor e da sexualidade. Tentando manter Hector perto de si, Paloma tem dificuldade em aceitar que ele irá crescer e deixar de ser o mesmo filho e melhor amigo que foi para ela por tantos anos.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Longa independente que caiu no gosto popular há alguns anos, Hoje Eu Quero Voltar Sozinho mostra a jornada de descobrimento de Leonardo, um garoto cego que está em busca de seu lugar na vida. As coisas começam a ganhar contornos interessantes, então, quando ele se apaixona por um dos garotos de sua escola. Apesar de alguns erros técnicos, por conta do baixo orçamento, este longa brasileiro emociona pela delicadeza e sutileza de sua história. Se ainda não o assistiu, vá correndo para o iTunes. É um presente para os fãs de cinema brasileiro.

Medianeras

Se Hoje Eu Quero Voltar Sozinho é um presente para fãs do cinema brasileiro, o ótimo Medianeras é um presente argentino para o cinema mundial. Na história, um rapaz e uma moça se desencontram em meio a cidade mesmo vivendo na mesma rua. Quais são as chances, então, do destino uni-los em meio ao caos urbano? É isso que o cineasta Gustavo Taretto traça neste belíssimo longa-metragem, que é uma carta de amor aos tempos atuais. Obrigatório.