• Matheus Mans

CCXP 2018: Maurício de Sousa Produções mostra poder multimídia


É impressionante que o destaque da CCXP de sexta-feira, 7, tenha ficado com o painel da Maurício de Sousa Produções (MSP), empresa brasileira de entretenimento responsável por personagens como Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e outros. Com a presença do próprio Maurício de Sousa no palco, a MSP engoliu as gigantes Cartoon Network e Fox, que também se apresentaram no dia, com a mostra de sua versatilidade na hora de compôr novidades de seu próximo ano, indo desde inusitadas parcerias locais no Japão, passando por games e até mais detalhes do esperado longa Turma da Mônica: Laços.

A principal revelação no evento foi sobre o filme em live action da turma do Limoeiro com previsão de estreia para o primeiro semestre de 2019. Maurício de Souza exibiu o primeiro trailer oficial da produção e emocionou os presentes ao mostrar a recriação de Cebolinha, Mônica, Cascão e Magali. A grande surpresa, porém, ficou ao final, quando a MSP revelou que Rodrigo Santoro (300) seria o responsável por dar vida ao excêntrico Louco, um dos personagens mais queridos do público em geral -- o trailer exibido na feira, porém, só será disponibilizado nas redes sociais a partir da próxima semana.

Além disso, uma série com ares adultos do personagem Astronauta, tão emblemático nos gibis da Turma da Mônica, ganhou mais detalhes ao ser anunciada para estrear no canal pago HBO, parceira de produção, em 2019. Astronauta: Propulsão deve focar na origem do personagem. Segundo os presentes, a interpretação do quadrinista Danilo Beyruth para o Astronauta deverá ser a base da trama, mais adulta e complexa, misturando aventura com ficção científica. "Logo que vi as releituras das histórias do Astronauta feitas pelo Beyruth, senti que tinha o básico para uma série de desenhos animados”, disse Mauricio de Sousa durante sua agitada apresentação na CCXP.

Sobre as graphic novels, série de HQs que convidam artistas renomados para recriar personagens da Turma da Mônica e que lançou a tal história do Astronauta, a MSP mostrou um desejo de dar continuidade às boas histórias. Mônica: Força ganha uma esperada sequência, assim como a do Capitão Feio e a do Piteco. A personagem Tina abre os trabalhos de uma nova graphic novel, animando o público presente. "Todas as produções são esperadas com muita ansiedade", disse Maurício de Sousa. "Afinal, são 21 adaptações dos meus personagens que conseguimos manter uma total qualidade."

Uma série da Turma da Mônica jovem para o Cartoon Network, um game do Astronauta para Android e iPhone e um jogo dos personagens para PlayStation, Xbox e Switch foram outros lançamentos de 2019 que tiveram mais detalhes revelados durante painel.

Crossover. A MSP também mostrou habilidade em juntar seus personagens à clássicos da segmento. Uma das novidades é uma série de gibis da Turma da Mônica com personagens da Liga da Justiça -- como Batman, Mulher-Maravilha e Super-Homem. Até o Chico Bento entrou na jogada. Maurício de Sousa se mostrou imensamente feliz com essa nova colaboração entre as histórias em quadrinhos. "Eu lia muita história do Batman quando era menor", conta o quadrinista. "Nunca achei que ia ter personagens tão fortes a ponto de contracenar, nos quadrinhos, com meus ídolos da infância."

Além disso, a série de animação infantil Mônica Toy apresentou crossover com os personagens orientais Hello Kitty e Astro Boy. Sobre este último, Maurício garantiu boas novidades em breve. "Estamos tendo bons resultados com nossas publicações no Japão", disse o artista. "Podemos ter mais novidades com a história do Astro Boy."