• Matheus Mans

Com obra de 4 metros, Paula Klien expõe na CASACOR em São Paulo


Quem for ver a obra Preciptações pela primeira vez, exposta na CASACOR São Paulo, deve se impressionar com o tamanho da tela. Com pouco mais de quatro metros de largura, o novo trabalho da carioca Paula Klien chama a atenção por sua grandiosidade e pela forte presença que marca no ambiente assinado pelo arquiteto João Armentano na 32ª edição da mostra.

No entanto, Preciptações é ainda mais interessante ao levar o olhar para os detalhes. Feita com técnica de base de nanquim sobre tela de papel, a obra investiga as ranhuras do papel e como a tinta interage com tais especificidades da superfície. São trabalhos criativos, imersivos e que já compõem uma marca da artista, representada pela galeria paulista Emmathomas.

"O processo criativo foi o mesmo de todos os que já fiz desde que criei esse corpo de trabalho", conta Klien em entrevista ao Esquina. "É um processo onde lavo água preta em ação repetida, criando marcas com nanquim. Ao mesmo tempo, lavo repetidamente essas marcas, procurando por cicatrizes que não desaparecem através dessa lavagem. Essas cicatrizes, para mim, são a riqueza e a beleza que se tem na relação com o tempo."

É interessante observar, também, que a obra mostra com clareza a evolução da artista no campo da intuição -- elemento potencializado pela experiência de Klien na área da fotografia. Seja em outras telas de nanquim sobre papel ou, até mesmo, aplicando a tinta em esculturas, fica visível o tom repleto de nunces que vem ganhando ainda mais força e que coloca Klien, com facilidade, dentre as artistas mais interessantes de sua geração.

Sobre Preciptações, Klien espera que o público compreenda todas as emoções inseridas nessa obra. "Espero que todos gostem, admirem, e possam sentir alguma emoção que eu tenha sentido no momento em que fiz esse trabalho", conclui a artista plástica. "Coloco emoção nos meus trabalhos, e se as pessoas conseguirem sentir um pouco disso, eu fico muito feliz."

A obra pode ser vista na CASACOR São Paulo entre os dias 22 de maio e 29 de julho de 2018 no Jockey Club de São Paulo.