top of page
Buscar
  • Foto do escritorMatheus Mans

Criação de conteúdo para deficientes estará em pauta na Expocine18


Nos últimos tempos, os desafios para a produção de conteúdo que atendam deficientes auditivos e visuais tornaram-se um dos assuntos mais debatidos e comentados no mercado de cinema mundial. Essa necessidade, então, agora desembarca no congresso e evento Expocine18, que acontece entre os dias 2 a 5 de outubro em São Paulo.

Na sexta-feira, dia 05 de outubro, último dia do evento, acontecerá a palestra "Produção & Acessibilidade", com a participação do gestor cultural argentino Federico Sykes. Ele fará com que todos os presentes pensem e debatam sobre os desafios e potenciais da criação de conteúdos dedicados a deficientes auditivos e visuais -- tudo com tradução para português, espanhol, inglês e, neste caso, também para a linguagem de sinais. O cineasta Federico Sykes tem 31 anos e faz parte do 1% da população argentina que é surda. Formado em uma carreira relacionada ao audiovisual, ele é o único cineasta argentino com essa condição. Ainda jovem, se apaixonou pelo cinema e, em sua infância, pelos desenhos animados. Hoje, ele ministra oficinas em linguagem de sinais, trabalha em vários projetos audiovisuais que promovem a acessibilidade e é o criador do Festival Internacional de Cinema Surdo (FICSor), que já teve sua primeira edição no ano passado.

“É uma satisfação não apenas contar com a presença do Federico Skyes na Expocine18, mas também saber que teremos grandes empresas apresentando suas soluções de acessibilidade para o mercado exibidor”, comenta Marcelo J L Lima, diretor do evento, por meio de nota. “Espero que a convenção sirva também para esclarecer dúvidas e gerar debates sobre esta importante nova lei do audiovisual, pois muitos países estão aguardando as decisões que serão tomadas no Brasil para implementar localmente”, finaliza. Além da palestra, durante a feira de negócios, que vai acontecer todos os dias da Expocine18, os convidados poderão visitar os estandes da americana Dolby e da parceria entre Riole/ETC Filmes, que apresentarão suas soluções de acessibilidade aos convidados. De acordo com ANCINE, os circuitos exibidores com mais de 50 salas precisam estar equipados com soluções de acessibilidade – libras, áudio-descrição e closed caption – até novembro deste ano.

Serviço: Expocine18 (www.expocine.com.br) Datas: 02 a 05 de outubro, 2018 Endereço: Centro de Convenções Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569 – Consolação / São Paulo – SP)

 

0 comentário
bottom of page