top of page
Buscar
  • Foto do escritorMatheus Mans

Crítica: 'E Agora? A Mamãe Saiu de Férias' é simpática comédia italiana


Viciado em seu trabalho, Carlo (Fabio De Luigi) é um homem com pouco tempo para sua família. Dessa maneira, ele acaba conhecendo pouco da rotina de sua esposa Giulia (Valentina Lodovini) e dos três filhos de treze, dez e dois anos de idade. As coisas mudam de figura, porém, quando a esposa decide ir viajar sozinha. E Carlo, desesperado, precisará cuidar das crianças por 10 dias.


Esta é a trama da comédia italiana E Agora? Mamãe Saiu de Férias, remake de um longa-metragem espanhol de nome bem similar -- e disponível no streaming Amazon Prime Video. Seguindo outras produções como Operação Babá, Creche do Papai e o recente Brincando com Fogo, o filme brinca com a falta de noção dos pais e o desastre quando ficam a sós com filhos.


Assim, o fato é que este nem precisava ser um remake para a ideia não ser considerada original. É daquelas tramas que, logo no começo, o público já sabe como começa, se encaminha e termina. Não há segredos e os acréscimos na história são cosméticos -- como uma subtrama que envolve uma ex-funcionária de Carlo e umas histórias nada a ver no trabalho do pai.

Mas é aquilo: essa falta de originalidade não importa muito aqui. Como falamos no recente Modo Avião, com Larissa Manoela, as pessoas querem ver esse tipo de filme como forma de escapismo, para dar algumas risadas, e esquecer da vida. E Agora? Mamãe Saiu de Férias, felizmente, serve para esses propósitos ao longo de todos os seus 94 minutos de duração.


De Luigi (Estranhos Normais) sabe fazer piada com o banal e se sai particularmente bem numa questão envolvendo seus dentes -- ainda que a forma de chegar nessa situação não seja a mais racional possível. E as crianças são encantadoras: a mais velha tem a chatice e os mistérios da sua idade, o do meio é uma bagunça e a mais nova, como é de se esperar, é uma graça total.


Só uma ou outra piada não deve encaixar no padrão brasileiro. Há algumas tiradas sexualizadas demais -- como uma piada que surge após um pai falar que gosta de participar da amamentação dos filhos -- e outras um tanto quanto fora de contexto, como as cenas de zumbi vindas do videogame do mais novo. É uma cena sem sentido que deve assustar os mais novos.


Mas, de resto, E Agora? Mamãe Saiu de Férias é uma ótima opção de filme Sessão da Tarde. Engraçadinho, sem grandes responsabilidades, e que serve como passatempo -- sem ter que recorrer aos enlatados americanos que já passaram do ponto. Só uma dica: se puder, fuja da dublagem. As vozes são parecidas demais e tem até criança com voz de adulto. É bizarro.

 
0 comentário
bottom of page