top of page
Buscar
  • Foto do escritorMatheus Mans

Crítica: 'Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo', da Netflix, é quadrado demais


Racionais MC's é um dos pilares da música brasileira. Não só deu voz para parte da população que antes não era sequer ouvida, como fez com que o rap avançasse por aqui. É um dos grupos mais importantes do Brasil, quiçá do mundo. E, por tudo isso, o documentário Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo, estreia da Netflix nesta quarta, 16, não poderia ser tão quadrado.


Dirigido por Juliana Vicente (Cidade Correria), o longa-metragem tem uma proposta simples: falar sobre a origem e história dos Racionais MC's, com entrevistas com os integrantes, e sempre refletindo sobre o impacto da música nas composições dos Racionais. No entanto, ao contrário do que se espera sobre qualquer coisa do grupo, o filme segue o bê-á-bá do gênero.


São entrevistas, seguidas de imagens de arquivo, e que depois desemboca em mais entrevistas. Há momentos fortes e as reflexões dos quatro integrantes transcende o documentário em si -- o depoimento de Ice Blue falando sobre seus sonhos e o desejo que sentiu ao estar de cabelo cortadinho em um restaurante é histórico. Só que o documentário aposta toda sua força nisso.

Juliana, infelizmente, não consegue colocar a genialidade do grupo no formato de Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo. Tudo é tão banal e batido que se torna chato, previsível, óbvio. Como sempre, esquecem que documentário também é cinema e, por isso, precisa ter início, meio e fim. Isso sem falar do clímax. É, enfim, apenas um documentário biográfico convencional.


Obviamente, os fãs mais ávidos dos Racionais MC's vão se emocionar, cantar junto, vibrar com cenas resgatadas pela pesquisa do documentário. Tudo isso funciona bem. Mas será que não poderiam ter ido além, encontrado outro espaço para falar e refletir? Quando o documentário passa a sair do seu quadradinho nos últimos dez minutos, pronto: o filme chega ao seu fim.


Uma pena que um documentário sobre os Racionais MC's seja tão careta, quadrado, óbvio. Com depoimentos tão fortes e uma história que se confunde com a história da própria música brasileira, dava pra esperar (e encontrar) mais por aqui. Do jeito que ficou, Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo é só mais um desses milhares de documentários biográficos por aí.

 

3 comentários
bottom of page