top of page
Buscar
  • Foto do escritorMatheus Mans

Crítica: 'Reação em Cadeia' é filme brasileiro de ação divertido


Apesar da comédia brasileira ser um produto quase que onipresente nos lançamentos nacionais, há pouco do chamado "cinema de gênero" sendo produzido em terras brasileiras. Ação, terror e suspense foram deixados de lado, por algum motivo pouco claro, mesmo após nomes como Zé do Caixão e Afonso Poyart mostrarem que é possível expandir os limites.


Por isso é tão interessante ver um lançamento como Reação em Cadeia. Dirigido por Márcio Garcia, astro da Globo e que também comandou Amor por Acaso, o longa-metragem conta a história do auditor Guilherme (Bruno Gissoni) que, quase sem querer, se envolve em um bizarro esquema de corrupção. É uma situação bem típica, com políticos, laranjas, propinas, etc.


Do outro lado, há ainda um drama na vida de Guilherme. Ele vê sua esposa ir embora com a filha, para outro país, após o protagonista direcionar sua atenção só para o trabalho. Sozinho e melancólico, ele acaba direcionando sua atenção para Lara (Monique Alfradique), uma antiga conhecida que retorna com tudo para sua vida. É aí que ele entra numa espiral de violência.

Misturando essas duas histórias, Reação em Cadeia é um filme de ação, mas com elementos que polvilham a história com outras sensações e emoções. Há o drama do personagem, toques de comédia principalmente com o excelente André Bankoff e até mesmo certo suspense em alguns momentos. Isso torna o filme dinâmico e vai além do que vemos no cinema brasileiro.


Não chega a ter a classe de Poyart, como visto em 2 Coelhos, por exemplo. Mas é um trabalho divertido, bem executado por Garcia. Há alguns tropeços no caminho, sim, como uma brincadeira do protagonista de falar com tabelas que causa certa vergonha alheia -- o personagem não é tão excêntrico a esse ponto. E, às vezes, o filme se arrisca em assuntos difíceis demais de abordar.


Com isso, fica uma sensação de incompletude. De que poderia ser melhor, mais bem acabado. No entanto, o bom ritmo do filme, atuações bem dirigidas e até mesmo um final que agrada, apesar de não ser o que todo mundo espera, faz com que Reação em Cadeia seja um divertimento agradável. Não vai mudar sua vida, claro. Mas vai te ajuda a passar bem o tempo.

 

0 comentário
bottom of page