top of page
Buscar
  • Foto do escritorMatheus Mans

É Tudo Verdade: Festival divulga lista de filmes selecionados para 2021


O diretor-fundador do É Tudo Verdade Festival Internacional de Documentários, Amir Labaki, apresentou a seleção da 26ª edição do festival nesta terça-feira, 23. Programado para acontecer entre 8 a 18 de abril, a mostra será novamente online e gratuita, com acesso da programação em todo território nacional, por conta da pandemia do novo coronavírus que atinge todo o País.


Desta vez, a seleção do É Tudo Verdade 2021 conta com 69 títulos de 23 países. A programação em streaming de filmes, master classes e debates estará distribuída pelas plataformas Looke, Itaú Cultural, Sesc em Casa, Spcine Play e no YouTube do É Tudo Verdade, além de exibição especiais no Canal Brasil, novo parceiro de execução do festival, ao lado de SESC, Spcine e Itaú.


"Apesar da crise e da pandemia, a produção cinematográfica no mundo e particularmente no Brasil vai muito bem e nos deu muito trabalho", disse Amir Labaki, durante coletiva de imprensa desta terça-feira, 23. De acordo com o diretor-fundador, quase não houve queda no número de produções inscritas para concorrer nas competições do É Tudo Verdade, apesar da pandemia.


"Acho que vamos continuar tendo esse caráter híbrido [depois do retorno dos cinemas]", contou Amir Labaki, sobre a experiência digital com o É Tudo Verdade, durante a coletiva de imprensa.


Os filmes vencedores dos prêmios dos júris nas Competições Brasileiras e Internacionais de Longas/ Médias-Metragens e de curtas-metragens, como já é tradicional na história do festival, estarão automaticamente classificados para apreciação à disputa pelo Oscar do ano que vem. A cerimônia de premiação acontecerá às 17h do dia 18 de abril, no YouTube do É Tudo Verdade.


Filmes do É Tudo Verdade


Na abertura do festival, em 8 de abril, o aclamado Fuga, dirigido por Jonas Poher Rasmussen, vencedor do prêmio de Melhor Documentário no Festival de Sundance 2021. No encerramento do É Tudo Verdade, A Última Floresta, dirigido por Luiz Bolognesi (de Ex-Pajé). Aqui, vemos o xamã Davi Kopenawa Yanomami tenta manter vivos os espíritos da floresta e suas tradições.


Além disso, haverá uma mostra em homenagem ao cineasta Ruy Guerra, com os filmes 'Os Comprometidos', 'O Homem que Matou John Wayne' e 'Mueda: Memória e Massacre'. Há, também, uma mostra especial sobre filmes que falam sobre a trajetória de Caetano Veloso, como 'Canções do Exílio', 'Narciso em Férias', 'Doces Bárbaros' e 'Coração Vagabundo'.

Vale lembrar que o É Tudo Verdade tem uma programação fixa de exibição dos filmes. Longas de competição nacional, por exemplo, são exibidos às 21h e, depois, com reprise às 15h no dia seguinte. Já os internacionais ficam no ar ao longo de 24 horas. Todos os filmes contam com limites de visualizações, variando entre 1 mil e 2 mil, de acordo com o acordo de cada produção.


Abaixo, confira mais detalhes sobre os longas e médias-metragens brasileiros em competição:


Alvorada

Direção: Anna Muylaert, Lô Politi.

Sinopse: Na intimidade do Palácio da Alvorada, o cotidiano da presidente Dilma Rousseff, primeira e única mulher a governar o Brasil, durante o desenrolar dramático do impeachment que a tirou do poder. Estreia brasileira.


Os Arrependidos

Direção: Armando Antenore, Ricardo Calil

Sinopse: Os Arrependidos reconta a história pouco lembrada de ex-militantes que, muito jovens, largaram tudo para arriscar a vida por uma causa, foram presos e torturados, e viraram arma de propaganda de seus inimigos. Estreia mundial.


Dois Tempos

Direção: Pablo Francischelli

Sinopse: Trinta e cinco anos depois do primeiro encontro, que mudaria a vida de ambos, o violonista argentino Lucio Yanel e seu pupilo brasileiro Yamandu Costa se reencontram para refazer, em uma viagem, os caminhos que levaram Yanel originalmente ao interior do Rio Grande do Sul. Estreia mundial.

Edna

Direção: Eryk Rocha.

Sinopse: À beira da rodovia Transbrasiliana, Edna vive em uma terra em ruínas, construída sobre massacres. Criada apenas pela mãe, ela experimenta, no corpo e nos corpos de seus descendentes, as marcas de uma guerra que nunca acabou: a guerra pela terra. Estreia brasileira.


Máquina do Desejo - Os 60 Anos do Teatro Oficina

Direção: Lucas Weglinski, Joaquim Castro

Sinopse: Em seis décadas, o Teatro Oficina fez mais que revolucionar a linguagem teatral no país: a influência estética da companhia de José Celso Martinez Corrêa estende-se do Tropicalismo à renovação das linguagens audiovisuais brasileiras a partir dos anos 1960. Estreia mundial.


Paulo César Pinheiro - Letra e Alma

Direção: Cleisson Vidal, Andrea Prates

Sinopse: Aqui, sentado em seu sofá, o compositor reflete sobre a natureza humana e conduz uma viagem que evoca e envolve grandes nomes da MPB. Estreia mundial.


Zimba

Direção: Joel Pizzini

Sinopse: A trajetória e o imaginário artístico do ator e diretor Zbigniew Ziembinski (1908-1978), precursor do teatro moderno na América Latina e mestre de gerações de atores brasileiros. Estreia mundial.

Agora, abaixo, confira os longas e médias-metragens em competição da mostra internacional:


9 Dias em Raqqa (9 Jours A Raqqa/ 9 Days in Raqqa)

Direção: Xavier de Lauzanne

Sinopse: Uma escritora francesa cruza o Iraque e a Síria para conhecer Leila Mustapha, prefeita de Raqqa. Nessa cidade perigosa, ela tem nove dias para conviver com Leila e poder contar sua história em um livro.


Eu e o Líder da Seita (Aganai/ Me and the Cult Leader - A Modern Report on the Banality of Evil)

Direção: Atsushi Sakahara

Sinopse: Em 1995, a seita apocalíptica Aum Shinrikyo, de Tóquio, cometeu o maior ato terrorista da história do Japão, matando treze pessoas e ferindo 6 mil em um ataque com gás sarin em três trens de metrô lotados da cidade. Vinte anos depois, uma das vítimas resolve confrontar a seita.


Glória à Rainha (Glory to the Queen)

Direção: Tatia Skhirtladze

Sinopse: Durante a Guerra Fria, quatro enxadristas lendárias da Geórgia revolucionam o xadrez feminino no mundo inteiro.


Gorbachev.Céu (Gorbachev.Heaven)

Direção: Vitaly Mansky

Sinopse: Condenado por seu próprio povo, Gorbachev, hoje um homem velho e solitário, passa os dias finais de sua vida em uma casa vazia no subúrbio de Moscou.


História de um Olhar (Histoire d'un Regard/ Looking for Gilles Caron)

Direção: Mariana Otero

Sinopse: Construído como uma investigação, o filme busca, por meio de suas imagens icônicas e das brechas entre elas, resgatar a presença do fotógrafo Gilles Caron, que desapareceu aos 30 anos. Indicado ao César® 2021 de Melhor Documentário.


Leonie, Atriz e Espiã (Leonie, Actrice en Spionne/ Leonie, Actress and Spy)

Direção: Annette Apon

Sinopse: O sonho de Leonie Brandt (1901-1978) era ser atriz. Depois de realizá-lo, ela assumiu o papel de sua vida: tornou-se espiã do serviço holandês de inteligência na Alemanha nazista.


Mil Cortes (A Thousand Cuts)

Direção: Ramona S. Diaz

Sinopse: A jornalista Maria Ressa, que foi uma importante repórter investigativa da CNN no sudeste asiático, coloca as ferramentas da imprensa livre – e sua própria liberdade – em risco para defender a verdade e a democracia.


MLK/FBI (MLK/FBI)

Direção: Sam Pollard

Sinopse: Primeiro filme a revelar a extensão da vigilância e da intimidação do FBI ao reverendo Martin Luther King, baseia-se em arquivos descobertos e/ou tornados públicos recentemente. Um dos quinze semifinalistas ao Oscar® 2021 de Melhor Documentário.


Paraíso (Paradise)

Direção: Sérgio Tréfaut

Sinopse: O filme foi interrompido subitamente pela pandemia do coronavírus e transformou-se em um tributo a uma geração dizimada. Estreia mundial.


Presidente (President)

Direção: Camilla Nielsson

Sinopse: Quando Robert Mugabe foi apeado do poder por seu próprio partido, depois de 38 anos de ditadura, os líderes militares do Zimbábue prometeram garantir a democracia com uma eleição presidencial. Seria realmente possível uma eleição livre, justa e transparente?


Sob Total Controle (Totally Under Control)

Direção: Alex Gibney, Ophelia Harutyunyan, Suzanne Hillinger

Sinopse: Um exame aprofundado da forma como o governo Trump respondeu ao surto da Covid-19 nos primeiros meses da pandemia – também os últimos antes da eleição presidencial no país, em outubro de 2020.


Vicenta (Vicenta)

Direção: Dario Doria

Sinopse: Vicenta, apesar de ter tudo a perder, dá início a uma guerra contra o Estado argentino para conseguir aquilo que considerava justo: a interrupção legal da gravidez de sua filha.


Para conferir toda a programação do É Tudo Verdade de 2021, entre no site oficial do festival.

 
0 comentário
bottom of page