top of page
Buscar
  • Juliana Cristina

Exposição 'Musicais no Cinema' chega ao MIS


A nova exposição do Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, começa nesta quarta-feira, 13 de novembro, e ficará em cartaz até fevereiro de 2020. A mostra é feita em parceria com o Musée de la Musique - Philarmonie de Paris, no qual ficou exposta até janeiro deste ano, com curadoria de N.T. Binh - respeitado crítico, diretor, roteirista e professor de cinema na Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne - em conjunto com o jornalista e cineasta Duda Leite, responsável pela adaptação para o público brasileiro.

Musicais no Cinema é uma viagem no tempo através de musicais estrangeiros - e brasileiros - que caminha desde os clássicos mais conhecidos como Cantando na Chuva, de 1952, até sucessos recentes como o aclamado La La Land, de 2016. Quanto à produção brasileira, é possível ver (e até conhecer) mais do que o próprio curador Duda Leite imaginava quando iniciou suas pesquisas sobre musicais produzidos no País.

São destacadas, por exemplo, as chanchadas, a figura icônica de Carmen Miranda - a qual é homenageada através de um amplo cenário com espaço para fotografias, peças utilizadas por ela e roteiros originais - além de algumas cinebiografias de grandes artistas como Tim Maia (2014), Elis (2016) e Simonal (2019).

A proposta da exposição é trazer uma experiência quase imersiva para o público, através de recursos como fotografias, vídeos, pôsteres, documentos de produção, figurinos e peças originais, além do toque singular de criatividade e interatividade sempre presente nas exposições do MIS - sobre o qual, sem dúvidas, é preferível manter em segredo para que a surpresa do público seja preservada.

Mas, adiantando: o projeto arquitetônico foi assinado pela Caselúdico, a mesma empresa que fez parte do processo de idealização cenográfica das exposições Castelo Rá-Tim-Bum e O Mundo de Tim Burton, ambas incrivelmente bem apresentadas.

O MIS fica na Avenida Europa, 158, no Jardim Europa (São Paulo). As visitas podem ser feitas de terça à sábado, das 10h às 20h (permanência até 22h); aos domingos e feriados, das 10h às 19h (permanência até 21h). Os ingressos custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia). Às terças-feiras e para crianças de até cinco anos de idade, a entrada é gratuita. Para mais informações, acesse o site oficial do Museu da Imagem e do Som.

 

0 comentário
bottom of page