Buscar
  • Matheus Mans

Final explicado: qual o significado por trás de 'Bird Box'?


O longa-metragem Bird Box, da Netflix, tem movimentado discussões cinéfilas ao redor das redes sociais. O filme é bom ou ruim? É muito diferente do livro? A obra de Josh Malerman é melhor? Qual o significado geral da história? O que quiseram dizer com isso tudo? Sobre as duas primeiras perguntas, o Esquina já deu seu parecer em dois diferentes posts -- falamos que o resultado do filme é risível e fizemos um comparativo entre o livro e o filme. E agora, para finalizar o assunto por aqui, chegou o momento de analisarmos o significado por trás da história e tentar dar uma coesão geral para o final.

A trama do filme, que estreou na última sexta-feira, 21, acompanha a jornada de Malorie (Sandra Bullock), uma mulher responsável por duas crianças que se vê no meio de um cenário apocalíptico. Alguma criatura ou alucinação começa a afetar as pessoas, que se matam de maneira quase instantânea quando veem o mundo exterior -- basta uma espiada na janela ou um rápido vislumbre do que está acontecendo na rua de sua casa. Para conseguir sobreviver, então, é preciso andar vendado e não deixar que nada afete sua visão. A audição se torna, assim, algo imprescindível para a sobrevivência humana.

Muitas questões surgem a partir dessa premissa e da história que se desenvolve por mais de duas horas. Uma delas é frequente: o que são, afinal, essas criaturas? Difícil de dizer. Afinal, Josh Malerman, em seu livro de estreia, não as descreveu em momento algum. Como Sandra Bullock disse no painel do filme na CCXP, isso faz parte da magia do filme. "É importante não ver como é a criatura", disse a atriz durante o evento, que teve cobertura completa do Esquina. "O espectador, então, coloca seu medo ali. Você imagina o que te dá medo, o que te deixaria apavorado como aquelas pessoas na tela."

O filme, no entanto, dá algumas mostras de como seriam as criaturas -- aliens, provavelmente. Gary (Tom Hollander) é uma das poucas pessoas que viu a criatura, mas não se matou. Por ser louco, talvez. Em determinada cena do longa-metragem, ele chega a desenhá-las. Claramente, a ameaça do filme se aproxima mais do que foi visto em Um Lugar Silencioso do que Fim dos Tempos -- neste último, a ameaça é invisível e propagada por vegetais. Há, de fato, algo ali fora. Uma criatura que, provavelmente, não é forte o bastante para matar pessoas, mas inteligente para conseguir colocar ideias e pensamentos ruins na mente de pessoas. É neste momento que as pessoas se matam.

A origem das criaturas também é debatida a todo o momento. Para algumas pessoas, é uma catástrofe natural -- como em Fim dos Tempos. Em outros casos, as pessoas acreditam ser demônios que vieram colocar um ponto final na humanidade. Charlie (Lil Rel Howery) chega a dizer que é o fim dos tempos, o início do julgamento. Mas não tem como saber. Nem o filme dá pistas, nem Malerman explicou com exatidão a questão. Faz parte da magia da história e, como ressaltado por Sandra Bullock, faz com que o espectador se identifique com a ameaça e a imagine do jeito que for mais aterrorizante.

Mas o que quer dizer a escola de cegos no final? Bom, aqui também há discrepâncias quanto ao significado. Alguns dizem que Malorie, simplesmente, será cegada junto com as crianças para, enfim, sobreviver em paz. Mas não faz sentido essa teoria, já que a médica obstetra da protagonista está vivendo bem e enxergando. A escola, então, nada mais é do que uma forte analogia à fé cega. Malorie precisou se entregar à esperança de que haveria algo ao final do rio. Acreditou na correnteza, acreditou que teria algum retorno ao final de sua jornada. A fé cega e entregue a salvou das tais criaturas.

No livro, porém, o final é diferente. Lá, todos se cegam realmente -- apesar da mensagem da fé cega continuar valendo. Afinal, tudo ali fala sobre isso. A fé cega em criar duas crianças num mundo apocalíptico. A fé cega em acreditar em desconhecidos que entram em sua vida do nada, enquanto o mundo está sucumbindo. A fé cega em acreditar que há, de fato, uma ameaça do lado de fora e que você precisa se vendar.

São questões complexas sobre uma história cheia de mistérios desde sua origem. A explicação básica está aqui, mas há muito mais a ser desvendado em Bird Box.