• Matheus Mans

Livro que inspirou ‘A Chegada’ é homenagem à ciência e linguagem


É inegável: A Chegada foi um dos filmes mais originais e inventivos de 2016. Com direção afinada de Denis Villeneuve e atuação espetacular de Amy Adams, o longa-metragem conquistou crítica, público e até garantiu algumas indicações ao Oscar -- incluindo para Melhor Filme. Foi um grande sucesso e rendeu aplausos para todos os realizadores. No entanto, poucos conhecem a inventiva mente por trás da história original do filme: o norte-americano Ted Chiang, autor do conto História da Sua Vida e que inspirou o premiado longa-metragem.

Pouco prolífico, Chiang é autor de apenas 15 histórias. No entanto, você consegue entender o motivo para tão pouca produção quando entra em contato com o livro História da Sua Vida e Outros Contos (Ed. Intrínseca), no qual ele separa 8 de suas narrativas. Na obra, é possível ver todo cuidado do norte-americano ao falar de temas complexos e espinhosos para muitas pessoas, como matemática, ciência e física -- além da língua como forma de comunicação, que permeia toda a sua obra. São histórias detalhadas, precisas e com um claro e extenso trabalho de pesquisa.

Dentre as oito histórias, porém, três são as que mais se destacam. Primeiro, a que dá título ao livro -- e que inspirou A Chegada. Em História da Sua Vida, Chiang conta os desafios de uma jovem linguista ao tentar decifrar a forma de comunicação de alienígenas que chegam à Terra e que passam a se comunicar. Além de teoremas da física complexos, como o princípio de Fermat, o conto tem altas doses de conteúdos sobre estudos da linguagem. “Mergulho no tema para tornar a história plausível”, contou o autor à Folha. Segundo ele, também estudou complexas teorias linguísticas.

O grande ponto alto da história -- e que também se reflete no filme -- é a reviravolta final, que é apresentada, de maneira sensível e inteligente, em pequenas doses ao longo do conto. É a mostra de que Chiang sabe trabalhar não apenas com números e fórmulas da física: o autor também tem um amplo domínio da linguagem e das reações humanas, construindo tramas que mostram detalhes da vida humana e como a relação entre as pessoas é desenvolvida ao longo do tempo. É uma história sensível, pura e que justifica toda a grandiosidade do filme de A Chegada, muito bem adaptado.

Outro grande destaque do livro é o conto de abertura, A Torre da Babilônia. Apesar de ser o que menos se aproxima da ficção científica, é a história mais pura e próxima de um relato sobre a linguagem. Nela, acompanhamos a trajetória de dois mineradores rumo ao topo da Torre da Babilônia, com a função de minerar o céu. Além de um cuidadoso relato da divisão social da torre, Chiang também consegue criar personagens interessantes -- mesmo que em um breve período de tempo -- e ainda arremata o leitor com um final surpreendente e que faz o leitor questionar toda a história anterior.

No entanto, a meu ver, o conto Entenda é o melhor de toda a coletânea. Nele, Chiang conta a história de um homem que tem morte cerebral, mas que é ressuscitado por conta de um novo e inusitado tratamento, que multiplica o número de neurônios. Com a volta à vida, porém, o homem acaba desenvolvendo uma superinteligência -- algo como visto em Lucy, por exemplo. A partir daí, o escritor norte-americano desenvolve uma trama cheia de reviravoltas e de momentos intensos. E tudo, é claro, com base científica e explicações relacionadas com física e química.

Os outros cinco contos não são ruins, mas parecem menores em comparação com os três mencionados. Divisão por Zero tem boa história, desenvolvimento das suas personagens feito de maneira competente e possui um final que surpreende. Mas o excesso de termos e teorias matemáticas acaba cansando. O mesmo vale para para Setenta e Duas Letras: tem uma premissa melhor que a execução.

O saldo final, porém, é positivo: História da Sua Vida e Outros Contos é provocativo, denso e tem uma escrita refinada de Chiang. Com ele, é possível entender toda a genialidade por trás de A Chegada. Agora, é aguardar novas histórias do autor e, quem sabe, novas adaptações tão boas quanto o filme de Villeneuve. Afinal, material de qualidade para isso já existe. Basta ler seu livro.

Título: História da sua vida e outros contos

Autor: Ted Chiang

Ano: 2016

Preço médio: R$ 29,90

Link para compra na Amazon: amzn.to/2rgWnHO