top of page
Buscar
  • Beatriz Marques

Conhecendo K-pop: quem é aquela 'duplinha' que ganhou do BTS?


No último mês circulou um print pela internet de uma ARMY contestando o fato de uma “duplinha”, também conhecida como TVXQ, ter ganho do BTS em uma competição de votos online. Mas, quem afinal é essa dupla?

Atualmente, o TVXQ, ou DBSK, conta com apenas dois membros restantes, Changmin e U-Kwon. Mas o que esse grupo já representou e ainda representa no K-Pop é muito mais do que uma simples dupla da SM Entertainment.

O debut

O grupo, originalmente com cinco membros, apenas debutou oficialmente em 2004, com a música Hug. Entretanto, a ballad temática de inverno teve sua primeira apresentação no final de 2003 durante um showcase da Boa (falamos mais dela aqui no Esquina) com a Britney Spears.

O single Hug foi oficialmente lançado em janeiro de 2014, e em sua semana de estreia vendeu apenas 5.000 cópias. Após as intensas promoções do grupo nos programas musicais as vendas subiram e em março do mesmo ano, TVXQ ganhou o seu primeiro prêmio.

Ainda em 2004, o primeiro álbum completo de TVXQ foi lançado: Tri-Angle. Ele  foi o primeiro de muitos outros álbuns do grupo a alcançar primeiro lugar nas paradas musicais. A música título do álbum, porém, lembra mais o J-rock e o J-pop, que estavam em alta na época, do que o K-pop que conhecemos hoje.

Mas foi em 2009 que o grupo lançou sua mais conhecida e aclamada música, Mirotic.

A letra da música sofreu alterações para poder passar nos programas de TV sul-coreanos, tendo um verso alterado de “I’ve got you, under my skin” para “I’ve got you under my sky”. Mas isso, não fez com que a música fizesse sucesso.

Mesmo oito anos depois do lançamento de Mirotic, ela ainda continua sendo a música símbolo do grupo, a primeira que todos lembram ao pensarem em TVXQ.

O processo

Mas o TVXQ não era uma dupla? Hoje em dia é, mas em seu debut o grupo contava com cinco integrantes: Changimin, Xiah Junsu, Jaejoong, Yoochun, U-Know Yunho. Entretanto, em 2009, três desses membros, Junsu, Jaejoong e Yoochun, começaram a tentar sair da gravadora. Eles alegavam que o contrato de 13 anos era excessivamente longo. Eles também afirmavam que a gravadora marcava compromissos sem consultar os membros e não dividia os lucros de maneira correta.

Esse tipo de processo não é nenhuma surpresa hoje, ainda mais depois da saída de vários outros idols, como Jessica Jung (Ex-SNSD) e Luhan, Kris e Tao (Ex-EXO). Mas este foi o primeiro grande escândalo envolvendo um grupo e uma gravadora tão conhecidos.

Mesmo com os problemas com a SM Entertainment, os membros do grupo continuaram promovendo e lançando músicas no Japão. Uma delas foi Break Out, a qual quebrou um recorde de 40 anos da Oricon, estabelecido por Elton John.

Contudo, os dias do TVQX com cinco membros já estavam contados. Em abril de 2010, a Avex, gravadora japonesa do grupo, suspendeu suas atividades no Japão. Mas, a Avex surpreendeu quando, uma semana após esse anúncio, revelou que trabalharia com Junsu, Yoochun e Jaejoong, formando o JYJ e deixando o TVXQ com apenas dois membros restantes.

O TVXQ hoje

Como bem conhecemos a SM Entertainment ela é brasileira e não desiste nunca, por isso, TVXQ voltou às atividades em 2011, como um duo, lançando o single Keep Your Head Down.

Apesar de Keep Your Head Down ter feito muito sucesso, o maior single dessa nova fase do grupo, sem dúvidas, é Catch Me, com mais de 23 milhões de visualizações no Youtube

E o último single lançado pelo grupo foi Something, o qual diferencia muito do ritmo eletrônico de Keep Your Head Down e Catch Me.

Atualmente, o grupo encontra-se em um hiatus devido a ida dos membros ao exército. Yunho foi liberado de suas atividades no exército no mês passado, enquanto isso, Changmin será liberado ainda em agosto. Será que teremos a volta de TVXQ ainda em 2017?

Apesar de amar todas músicas desse grupo incrível, tenho minhas preferidas. E se você quer conhecer mais sobre o DBSK, não pode deixar de ouvi-las:

0 comentário
bottom of page