• Matheus Mans

Ranking: os cinco melhores filmes da produtora e distribuidora A24


A produtora e distribuidora A24 surgiu de maneira tímida em 2013, quando lançou o apenas mediano As Loucuras de Charlie. Poucos imaginavam, então, que a empresa seria a grande responsável por uma quantidade imensa de ótimos filmes independentes ao longo de seus subsequentes, como os recentes Lady Bird e Projeto Flórida, além de Moonlight, que tirou o Oscar de La La Land.

O Esquina, então, elencou os cinco melhores filmes da norte-americana A24, independente da relação estabelecida entre empresa e produto -- pode ser tanto como produtora, estúdio ou distribuidora. O que levamos em conta aqui, então, é a presença do selo de qualidade da A24 e a nota de alguns atributos que costumamos levar em conta em rankings de filmes. E não esqueça de deixar seu comentário!

E para conhecer mais sobre a história do estúdio, leia este ótimo artigo do site Bode na Sala.

5.

Título: Moonlight

Direção: Barry Jenkins

Elenco: Trevante Rhodes, Mahershala Ali, Naomie Harris

Nota do filme: 9,6

1. Originalidade: 10,0

2. Qualidade Técnica: 9,5

3. História: 9,5

4. Atuações: 9,0

5. Caráter Mobilizador: 10,0

Justificativa: Faturou o Oscar de Melhor Filme em cima do favoritíssimo La La Land. Independente de ter sido justo ou não, o fato é que Moonlight é também um filmaço. Com uma temática pouco explorada em Hollywood, o longa-metragem do talentoso Barry Jenkins (Remédio para a Melancolia) conta uma história extremamente forte, impactante e de grande repercussão social. Mas ela ganha ainda mais pontos pela forma que é contada, pouco usual, entrecortando entre três momentos distintos na vida do protagonista. Merece o quinto lugar.

4.

Título: Projeto Flórida

Direção: Sean Baker

Elenco: Brooklynn Prince, Bria Vinaite, Willem Dafoe

Nota do filme: 9,7

1. Originalidade: 10,0

2. Qualidade Técnica: 8,5

3. História: 10,0

4. Atuações: 10,0

5. Caráter Mobilizador: 10,0

Justificativa: Filme que merecia ter sido indicado ao Oscar 2018 e que, injustamente, acabou ficando de fora - e vendo um outro filme, muito inferior, levando o prêmio principal no lugar. Aqui, o cineasta Sean Baker (de Tangerines) consegue criar um relato real, crítico e muito emocionante sobre uma família que vive à margem -- mesmo estando a apenas alguns poucos metros dos parques da Disney. As atuações são espetaculares (principalmente de Brooklynn Prince) e o filme é uma pérola delicada e inteligente no cenário independente dos filmes. Só ficou atrás de Ex_Machina, que levou a mesma nota 9,7, por conta da cena final, que desagradou algumas pessoas.

3.

Título: Ex_Machina

Direção: Alex Garland

Elenco: Alicia Vikander, Oscar Isaac, Domhnall Gleeson

Nota do filme: 9,7

1. Originalidade: 10,0

2. Qualidade Técnica: 9,0

3. História: 10,0

4. Atuações: 9,5

5. Caráter Mobilizador: 10,0

Justificativa: Muitos consideram Spring Breakers como o primeiro grande filme da A24. Não a meu ver. Ex_Machina, ainda que tenha sido lançado dois anos depois do primeiro longa da empresa, é quase impecável -- não é à toa a nota que recebeu acima. Filme de estreia do cineasta Alex Garland, Ex_Machina consegue trazer preocupações sobre o futuro da tecnologia, no mesmo estilo Black Mirror, enquanto tece uma trama intrincada e que revela um desenrolar surpreendente e extremamente impactante. É um filme completo e que merece a medalha de bronze.

2.

Título: A Bruxa

Direção: Robert Eggers

Elenco: Anya Taylor-Joy, Ralph Ineson

Nota do filme: 9,8

1. Originalidade: 9,5

2. Qualidade Técnica: 10,0

3. História: 10,0

4. Atuações: 10,0

5. Caráter Mobilizador: 9,5

Justificativa: Filme que, de certa forma, inaugurou o movimento do chamado pós-terror. É um longa denso, tenso e de força crescente, que não se permite cair em clichês do gênero -- mas que ainda conta com elementos, de fato, aterrorizantes. Robert Eggers conseguiu criar uma fábula rural que se tornou um marco no cinema recente e que deve, nos próximos anos, ser considerada um clássico moderno. Vale a segunda colocação no ranking. Afinal, além de ser um filmaço, mostra a coragem do A24 em apostar em diferentes frentes fílmicas, sem preconceito com gêneros. E até já falamos, aqui no Esquina, sobre o poder desse gênero de filme em nossas mentes.

1.

Título: A Ghost Story

Direção: David Lowery

Elenco: Casey Affleck, Rooney Mara

Nota do filme: 9,9

1. Originalidade: 10,0

2. Qualidade Técnica: 9,5

3. História: 10,0

4. Atuações: 10,0

5. Caráter Mobilizador: 10,0

Justificativa: Confesso que não queria ver Casey Affleck no topo desta lista. Mas não tinha como A Ghost Story ficar sem o primeiro lugar. O longa-metragem é um ensaio onírico e cheio de genialidade sobre a vida e a complexidade de nossa existência. Com um ritmo bem lento, mas que é justificado, A Ghost Story é daqueles filmes que ficam martelando na cabeça por dias e dias e dias, trazendo novas visões não apenas sobre o filme, mas também sobre as nossas vidas. É um filme indispensável e que, sem dúvidas, merece sua posição no topo do ranking da A24.

Menções honrosas:

Lady Bird, Bom Comportamento, Ao Cair da Noite, Memórias Secretas, O Quarto de Jack, Amy, O Ano Mais Violento, The Rover, Sala Verde, Swiss Army Man.

#Ranking #Cinema #Filmes