top of page
Buscar
  • Beatriz Marques

Conhecendo K-pop: BoA, a rainha do pop coreano


Definitivamente, os últimos dois anos foram marcados como o período no qual o K-pop mais cresceu no Brasil. Um público, majoritariamente formado por adolescentes, começou a conhecer o estilo por grupos como BTS, Black Pink e EXO. Mas o K-pop não começou como o vemos hoje. Muitos cantores(as) que não são tão conhecidos agora contribuíram -- e muito -- para que os grupos atuais existissem. Uma delas é a BoA.

Com debut em 2001, BoA é mais uma das principais artistas solo da SM (gravadora de grupos como EXO, SHINee e Super Junior). Talvez você nunca tenha ouvido falar dela, mas no Japão e na Coreia do Sul ela é uma das cantoras solo mais famosas de K-pop e J-pop.

BoA nasceu no Japão, mas seu debut aconteceu na Coreia, quando tinha apenas 15 anos. O seu primeiro single foi a música ID; Peace B, no qual podemos ver uma clara influência dos artistas pop americanos da época, como Britney Spears e Madonna.

Logo depois, BoA realizaria seu debut também no Japão com o mesmo single, mas adaptado para o J-pop e parte do álbum “Listen to my heart". Ela foi a primeira artista de K-pop a fazer seu debut no Japão e o álbum ainda alcançou o topo das paradas do País.

Além disso, BoA foi a primeira artista de K-pop a lançar um álbum nos Estados Unidos. Em 2009, o disco BoA ficou em 127º lugar no Billboard. O álbum também ficou no topo da Heatseekers Songs, o ranking da Billboard para as vendas de artistas novos ou em desenvolvimento.

Atividades recentes de BoA

E se você acha que BoA “ficou no passado”, não se engane. Ela ainda faz muito sucesso, mesmo 15 anos após seu debut. Lançado em 2015, um de seus últimos singles, Who Are You, tem mais de 10 milhões de visualizações e conta com a atuação de Sehun, do EXO.

Com a participação do rapper Gaeko, a track foi composta, produzida e escrita por BoA. Logo após o seu lançamento, Who Are You ficou no topo das sete principais paradas musicais sul-coreanas, conseguindo o chamado All-Kill.

Kiss My Lips foi outro single de 2015 da cantora, lançado poucos dias depois de Who Are You.

Em 2016, BoA fez parte de dois projetos do SM Station. O primeiro, de junho, foi a música No Matter What, uma colaboração com o rapper Benzinho.

A última música lançada pela cantora foi Music Is Wonderful, parceria com grupo eletrônico Beat Burger.

Uma coisa é certa: se você gosta de algum girl group, agradeça BoA. Foi ela que abriu espaço na indústria para este estilo, além de ter sido uma das responsáveis por conseguir lugar para que os grupos de K-pop pudessem fazer sucesso o Japão e fora da Ásia.

Se você quer conhecer mais sobre a BoA, sugiro que comece por Only One, uma de suas músicas mais famosas e com mais de 32 milhões de visualizações.

Já a minha favorita da BoA é Copy And Paste, lançada em 2010. Feita com conceito futurista, ela lembra muito as músicas pop americanas da época.

0 comentário
bottom of page