top of page
Buscar
  • Foto do escritorMatheus Mans

3 filmes para assistir durante o Festival Varilux 2019

Hoje começa o Festival Varilux de Cinema Francês 2019. Até o próximo dia 19 de junho, cerca de 80 cidades do Brasil irão exibir ótimos filmes franceses em primeira mão. Nós, aqui do Esquina, recomendamos três em especial: Quem Você Pensa Que Sou, com Juliette Binoche e François Civil; Graças a Deus, do cineasta François Ozon; e A Revolução em Paris, sobre a Revolução Francesa em 1789. Todos sendo exibidos em cinemas como Cinemark, Espaço Itaú, Cinépolis, Cinesala e rede de cinemas SP Cine.

Confira, abaixo, mais detalhes sobre as nossas três dicas para o Festival Varilux:

Título: Quem você pensa que sou

Atores: Juliette Binoche, François Civil, Nicole Garcia

Diretor: Safy Nebbou

Motivos para assistir: Longa-metragem acompanha a história de uma professora (Binoche) que está passando por um momento ruim após engatar um relacionamento com um fotógrafo (Civil) bem mais jovem. O prolema? Ela, que é cinquentona, fingiu ter apenas 24 anos. É um drama sobre abandono, relacionamentos virtuais e, principalmente, como as pessoas conseguem se relacionar na modernidade líquida.

Título: Graças a Deus

Atores: Melvil Poupaud, Denis Ménochet, Swann Arlaud, Eric Caravaca

Diretor: François Ozon

Motivos para assistir: Um dia, Alexandre (Poupaud) toma coragem para escrever uma carta à Igreja Católica, revelando um segredo: quando era criança, foi abusado sexualmente pelo padre Preynat (Bernard Verley). Os psicólogos da Igreja tentam ajudar, mas não conseguem ocultar o fato de que o criminoso jamais foi afastado do cargo. Pelo contrário: ele continua atuando junto às crianças. Alexandre toma coragem e publica a sua carta, o que logo faz aparecerem muitas outras denúncias de abuso, feitas pelo mesmo padre, além da conivência do cardeal Barbarin (François Marthouret), que sempre soube dos crimes, mas nunca tomou providências. Juntos, Alexandre, François (Ménochet) e Emmanuel (Arlaud) criam um grupo de apoio para aumentar a pressão na justiça por providências. Mas eles terão que enfrentar todo o poder da cúpula da Igreja.

Título: A Revolução em Paris

Atores: Gaspard Ulliel, Adèle Haenel, Olivier Gourmet, Louis Garrel

Diretor: Pierre Schoeller

Motivos para assistir: Em 1789, um povo começa a revolução. Ouçam-no. Ele tem algo a dizer-nos. "Uma Nação, Um Rei" cruza os destinos de mulheres e homens do povo e de figuras históricas como Robespierre, Marat, Desmoulins ou Danton. O lugar de encontro é a nova Assembleia Nacional. No coração da História, encontramos a queda do rei Luis XVI e o nascer da República. A liberdade tem uma história. Forte drama histórico.

 

0 comentário
bottom of page