top of page
Buscar
  • Foto do escritorMatheus Mans

8 fatos sobre Greta Thunberg, segundo 'Nossa Casa Está em Chamas'


Até 2019, pouquíssimas pessoas sabiam quem era Greta Thunberg. A menina sueca, ativista ambiental, acabou ganhando os holofotes só durante um encontro da Organização das Nações Unidas (ONU), quando fez um discurso forte e emocional. Hoje, sua estrela brilha cada vez mais: foi escolhida como personalidade do ano na revista Time e destaque na revista científica Nature.


O fato é que você, leitor, pode até não simpatizar com a adolescente sueca, de apenas 16 anos. Mas é interessante ver o afinco político, social e ambiental em sua vida. Mais do que um tema de importância, a luta por um mundo mais verde, menos poluído e mais igual é ilustre. Por isso, o Esquina pinçou 8 fatos sobre ela e sua família no livro biográfico Nossa Casa Está em Chamas.


Abaixo, a lista sobre os fatos da personalidade de 2019. E AQUI, a resenha completa da obra.


1. Canção de ninar


A mãe de Greta Thunberg, Malena Ernman, é uma famosa cantora sueca. Com a música La Voix, se consagrou para representar o país no Festival Eurovisão da Canção 2009, alçando-a ao estrelato. Assim, mesmo sendo cantora de ópera, também faz incursões no jazz e até no pop.


2. Nos palcos


Já o pai, Svante Thunberg, é um ator sueco de moderado sucesso. Ele deu um tempo na carreira após o nascimento de Greta e de sua irmã, Beata, para cuidar das duas. Segundo Malena, em Nossa Casa Está em Chamas, foi uma decisão em conjunto. A mãe, afinal, ganhava melhor.


3. Sem comida


Greta, quando criança, teve uma crise aguda de falta de alimentação. Ela não aceitava comer absolutamente nada. E, se comia, eram porções bem pequenas e que não bastavam para o seu organismo. Só mudou de situação quando ela percebeu que poderia ficar internada no hospital.


4. Cuidados e atenção


A irmã mais nova de Greta Thunberg, Beata Ernman, aceitou ficar "de lado" nos cuidados dos pais durante o grave transtorno alimentar de Greta. No entanto, depois, acabou desenvolvendo um forte transtorno social que exigiu atenção redobrada dos pais Malena e Svante.


5. Diagnóstico


Greta tem síndrome de Asperger, autismo de alto-funcionamento e Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). O diagnóstico, por ser complexo, demorou e demandou paciência dos pais.


6. Diagnóstico 2


Beata Ernman, enquanto isso, tem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) com características típicas de Asperger, TOC e Transtorno Desafiador Opositor (TDO).


7. Habilidades


Beata e Greta possuem algumas habilidades de alto funcionamento típicas de quem possui Asperger ou autismo. A irmã mais nova, por exemplo, tem ouvido perfeito. Greta, enquanto isso, sabe as capitais de todos os países do mundo, independente do tamanho da nação.


8. Economizando


Durante o livro, Greta várias vezes ressalta -- por meio da narrativa da mãe, Malena -- como é prejudicial se locomover com avião. Afinal, são várias toneladas de gases poluentes liberadas durante um único voo. Com isso, Greta e sua família não andam de avião já há alguns anos.

 
0 comentário
bottom of page