A Culpa é das Estrelas é uma daquelas obras divididas: alguns amam, outros odeiam. Porém, grande parte deste público que odeia o livro de John Green, na verdade, nem o leu. É um preconceito embutido em qualquer obra teen. O que acontece é que quando a pessoa inicia a leitura do livro, acaba gostando. É uma reação quase unânime, a meu ver.
A narrativa do livro é saborosa e possui uma trama nem um pouco convencional, fugindo totalmente do lugar-comum da literatura voltada para os adolescentes. Outro ponto alto do livro é o que será o foco desta matéria: as geniais frases do autor. São algumas frases de efeito distribuídas ao longo da história e que deixam a leitura mais interessante.
Obviamente, muitas citações ficaram de fora, coisa que será reparada nos comentários, através das sugestões de outras frases. A maioria das citações não será comentada, pois elas devem ser entendidas e sentidas por cada um, sem o auxílio de alguma explicação ou comentário, já que simplesmente explicam-se por si só.
1. A que todo mundo conhece
“Alguns infinitos são maiores que outros.”
2. A romântica
“O verdadeiro amor nasce em tempos difíceis.”
3. Além do óbvio
“Sem dor, como poderíamos reconhecer o prazer?”
4. Diálogos
- Talvez você queira falar de seus medos para o grupo. - Meus medos? - É. - Eu tenho medo de ser esquecido.”
5. De novo, a dor
"A dor é como um tecido. Quanto mais forte, mais valioso."
6. Nas estrelas
"Meus pensamentos são estrelas que eu não consigo arrumar em constelações."
7. Tentativa e falha
“Só o que eu quero é ser o suficiente para você, mas nunca consigo.”
8. Heróis do cotidiano
“Os verdadeiros heróis, no fim das contas, não são as pessoas que realizam certas coisas; os verdadeiros heróis são as que reparam nas coisas."
9. Com e sem amor
“Seria uma honra ter o coração partido por você.”
10. Para além
“O amor é um grito no vácuo”
Opmerkingen