top of page
Buscar
  • Foto do escritorMatheus Mans

Crítica: 'Abestalhados 2' diverte e mostra frescor nas comédias nacionais


Que agradável surpresa é Abestalhados 2, comédia nacional que chega aos cinemas nesta quinta-feira, 27. Dirigido pela dupla Marcelo Botta (Betânia) e Marcos Jorge (Estômago), o longa tem o mesmo clima do excepcional Saneamento Básico e o pouco comentado B.O.: falar sobre os bastidores do audiovisual a partir de seus vários desafios e particularidades no Brasil.


Abestalhados 2, de todos esses títulos com comentários sobre bastidores do cinema, é o mais dedicado a ironizar movimentos recentes do audiovisual. Tudo começa pelo título, aliás, que sugere ser uma continuação que não existe. É uma crítica, que também está no filme, para um excesso cada vez maior de sequências -- neste caso, nem precisava de uma primeira história.


A trama, enquanto isso, mergulha nessa fórmula que o cinemão pipoca embarcou nos últimos anos. Acompanhamos a história de um grupo de profissionais (Paulinho Serra, Raul Chequer, Felipe Torres, Leandro Ramos) que tenta colocar um filme de ação de pé. Sem dinheiro, a saída é enganar grandes atores, que entram no filme sem saber exatamente o que eles estão fazendo.

Esse grupo de quatro pessoas se completam no tipo de humor, indo desde algo mais físico para algo mais contido, nas entrelinhas. A decisão de transformar um trailer em um longa-metragem, por exemplo, mostra como o filme está antenado com os problemas mais duros do cinema hoje em dia: falta de história, espetacularização do nada, necessidade em criar grandes histórias.


Abestalhados 2 também conta com participações especiais de ponta, que trazem comentários enquanto também funcionam como escapes divertidos -- a cena com Ceará rende boas gargalhadas. No final, o roteiro, assinado por Botta, Jorge, Gabriel Di Giacomo e Pedro Leite, se mostra como uma das boas surpresas do cinema em 2022, com um sarcasmo raro de se ver.


Uma pena, porém, que muitas piadas sejam excessivamente parecidas, sempre falando as mesmas coisas e mesmas sacadas. Talvez se o filme fosse um pouco mais curto... Mas tudo bem: Abestalhados 2 resgata um estilo de comédia deixado de lado, tão bem aproveitado em Saneamento Básico e Rebobine, Por Favor, de olho no que está acontecendo nos cinemas hoje.

 

0 comentário

Comments


bottom of page