Buscar
  • Matheus Mans

Crítica: 'E Agora? Mamãe Saiu de Férias 2... E Levou a Família' é bonitinho filme de Natal


Foi em janeiro de 2020 que falamos, aqui no Esquina, sobre E Agora? Mamãe Saiu de Férias, uma simpática comédia italiana perfeita para assistir com a família: indolor, simpática, cheia de momentos graciosos. Não era nada espetacular, mas valia a visita. Agora, o longa-metragem ganha continuação nos cinemas com E Agora? Mamãe Saiu de Férias 2... E Levou a Família.


Novamente dirigido por Alessandro Genovesi, o filme agora não mostra um pai (Fabio De Luigi) se virando nos 30 para cuidar da família. Agora, isso ganha proporções maiores quando a mãe (Valentina Lodovini) recebe uma proposta de emprego em Estocolmo. Ao invés de deixá-la sozinha na época de festas, a família decide viajar junta pela Europa até chega na Suécia.


Só que, como é de praxe em road movies, os personagens evoluem conforme os pneus do carro (e da van, neste caso) cobrem a estrada. O personagem do pai vai revelando sua mágoa de ver sua esposa ir para um emprego distante, enquanto os filhos enfrentam dilemas próprios -- a mais nova tem suas questões, a mais velha está "aborrecente", o do meio é "fã do nazismo".


Apesar de exageros, e algumas particularidades da sociedade italiana, E Agora? Mamãe Saiu De Férias 2… E Levou A Família consegue criar uma boa imagem do que é a família, ainda mais com a linguagem moderna da mãe saindo para trabalhar e o pai ficando em casa. Claro que algumas situações são facilitadas, enquanto outras são complicadas demais. Mas tudo bem, tudo certo.


O que causa um pouco de estranheza é a entrada da figura do Papai Noel -- ou Babbo Natale, como dizem lindamente em italiano ao longo do filme todo. Interpretada pelo leve e solto Diego Abatantuono, a figura natalina traz pinceladas de fantasia e de humor escrachado que não combinam tanto com o que vimos da franquia até aqui. Fica estranho, um pouco fora de tom.


No final, aquele humor de situações, que ri do banal, vai pra escanteio. Faz falta na equação. No entanto, E Agora? Mamãe Saiu De Férias 2… E Levou A Família é uma produção leve, divertida, simpática e que deve agradar toda a família -- seja os mais velhos ou os mais novinhos. Assim como o primeiro, não reinventa a roda. Mas sabe como ajudar o público a passar bem o tempo.

 

0 comentário