top of page
Buscar
  • Foto do escritorMatheus Mans

Crítica: Leve e agradável, 'Winona' surpreende com "dia na praia"


"Agridoce" é o melhor adjetivo, de longe, para descrever a experiência de assistir Winona, até agora o filme mais surpreendente da Mostra — e não o melhor, já que a coroa continua com A Machine to Live In. Aqui, o espectador é convidado a entrar na vida de quatro garotas em um dia qualquer na praia. Elas se divertem, brincam, cantam, se emocionam e pensam na vida.


Logo de cara, este filme grego de difícil classificação também deixa duas perguntas em aberto ao espectador. Primeiramente, quem é a tal Winona. Afinal, nenhuma das quatro tem esse nome e não citam tão logo o nome da personagem-título. Em seguida, surge outra questão: o que há de errado aqui? Apesar do clima leve, há momentos de estranha e inesperada melancolia.


O diretor Alexander Voulgaris (de Nima e Higita) trata da história com uma delicadeza inesperada. Afinal, ele é homem e esta é uma trama tipicamente feminina. Sobre mulheres. A sensação, porém, é de que não há ninguém do sexo masculino envolvido no filme — a não ser por uma celebração, muito descabida e desnecessária, da obra do cineasta Woody Allen.

Há muita sensibilidade na forma que é a história é conduzida, principalmente quando nos deparamos com um final inesperadamente emocional. Tudo ali faz sentido, tudo ali é muito bem trabalhado. O filme também ganha um significado especial depois da última cena, que deve fazer com que muitas pessoas derramem algumas lágrimas ou fiquem realmente emotivos.


O quarteto de atrizes, que seguram quase que o filme todo sozinhas, também está excelente, com destaque para Iro Bezou e Sofia Kokkali — esta última, aliás, com a cena mais difícil do filme. Elas se complementam, dão força entre elas, e fazem com que o filme fique mais leve e natural nas radicais mudanças de humor promovidas pelo cineasta em toda a narrativa.


O estilo quase documental do cineasta, que transita com sua câmera como se estivesse em busca de todos os momentos que acontecem ao mesmo tempo, também ajuda a dar esse tom mais naturalista, ainda que urgente. A fotografia machucada, como se fosse de outra época, também cria uma sensação de memórias e lembranças que só vai se intensificando.


É um filme inesperado, doce, gentil. É um filme bonito. Winona tem seus defeitos e algumas limitações, mas isso não tira o brilho que o diferencia frente à tantas outras produções medianas e genéricas que estão sendo produzidas por aí. Um dos grandes destaques da 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em cartaz de graça no cinema digital do SESC.

 
bottom of page