top of page
Buscar
  • Foto do escritorMatheus Mans

Crítica: 'Meu Nome é Vingança', da Netflix, é filme que não foge dos padrões


Incrível como Meu Nome é Vingança, estreia da Netflix nesta quarta-feira, 30, não consegue surpreender em absolutamente nada. Dirigido por Cosimo Gomez, conhecido mais por seu trabalho como diretor de arte, o filme conta uma história banal: um mafioso italiano (Alessandro Gassmann) é reconhecido por inimigos e, ao lado da filha (Ginevra Francesconi), foge por aí.


A partir daí, acompanhamos não apenas uma trama de sobrevivência, como também de treinamento. Lembrando vagamente O Profissional, principalmente pela relação entre pai e filha, o longa-metragem vai navegando em águas já exploradas. A pouca criatividade no título, que logo de cara também já entrega o que veremos nos próximos 90 minutos, aumenta a sensação de que já vimos esse filme antes. Meu Nome é Vingança é uma peça genérica do início ao fim.

Nada aqui é original, criativo, ousado. Nem mesmo a direção de arte, que é a especialidade principal do diretor Cosimo Gomez, surpreende: as cenas são escuras e os personagens pouco identificáveis. Não criamos conexão com a história, que passa batida -- quando digo que lembra vagamente O Profissional, a diferença é essa falta de sentimento pelos personagens da história.


Até mesmo as cenas de ação são empoeiradas. Desde que John Wick e Atômica mudaram a forma de filmar e contar histórias recheadas de violência, poucos filmes com essas cenas de ação excessivamente cortadas e sem vida funcionam -- Noite Infeliz, inclusive, funciona por embarcar na nova proposta. Meu Nome é Vingança sequer empolga nessas sequências.


Enfim: nem tem muito o que falar de Meu Nome é Vingança. Indo do título aos personagens, da história ao design de produção. Tudo é absolutamente genérico, esquecível, banal, desinteressante. O longa-metragem italiano, mais uma vez, mostra como a Netflix reproduz ideias o tempo todo, apenas mudando o idioma. Desse jeito, fica difícil de ter empolgação.

 

3 comentários
bottom of page