top of page
Buscar
  • Foto do escritorMatheus Mans

Do pior ao melhor, todos os filmes do universo de 'Invocação do Mal'


James Wan mostrou ser uma máquina de fazer dinheiro. Sua carreira começou em 2003, quando filmou um curta que veio a inspirar Jogos Mortais -- franquia que já está em seu sexto filme. Depois disso, também iniciou Sobrenatural, uma outra saga de terror que, até hoje, recebe elogios de crítica e público, além de comandar Velozes e Furiosos 7, o melhor filme da franquia protagonizada por Vin Diesel e Jason Statham.

No entanto, a mina de ouro de Wan é Invocação do Mal. Contando a história dos investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren, a franquia mostra uma série de eventos sobrenaturais inspirados em casos reais. Desde o começo da saga, em 2013, os cinemas já receberam dois longas da história principal e três spin-offs -- sendo que o terceiro, A Freira, acaba de chegar aos cinemas brasileiros. É o novo universo do horror.

Esquina, então, elencou todos os filmes da saga de acordo com suas qualidades, indo do pior ao melhor. E como todo ranking do site, o post será atualizado de acordo com os novos lançamentos:

5º: A Freira

Filme mais genérico e sem alma de toda o universo de Invocação do Mal. Ainda que Valak, a freira demoníaca, seja uma personagem extremamente visual e bem conceituada, toda a trama fica ao redor de clichês fracos do gênero, como os grupos que se separam, os sonhos que se tornam realidade e a mentira que parece verdade. O elenco é mediano -- só Tassia Farmiga se sobressai -- e apenas um punhado de jump scares funcionam. Isso sem falar da cena de Valak recriando a abertura do Fantástico.

4º: Annabelle

Outro spin-off que começa com o pé esquerdo. Novamente, o visual da boneca Annabelle é de arrepiar e causa medo por si só. No entanto, o diretor John R. Leonetti (de Mortal Kombat 2 Efeito Borboleta 2) cria uma trama extremamente artificial e que não consegue se desgrudar de outros filmes sobre objetos amaldiçoados. As brincadeiras com a figura da boneca, cheias de possibilidades, ficam na beirada da imaginação e não vão além. A única coisa que tira o filme da lanterna é a boneca por si só.

3º: Invocação do Mal 2

Dirigido pelo próprio James Wan, Invocação do Mal 2 brinca com o fenômeno Poltergeist e funciona muito bem. Há cenas de real terror, jump scares bem encaixados e a aparição de Valak é uma das melhores coisas da franquia. Isso sem falar do elenco, que volta a funcionar muito bem -- Patrick Wilson e Vera Farmiga são ótimos. No entanto, o final é um pouco desorganizado demais e as coisas não encaixam como deveria. Fica no terceiro lugar.

2º: Annabelle 2

Filme que tinha tudo para dar errado. Afinal, era a insistência em uma ideia que já tinha falhado no primeiro filme e produzido uma trama genérica e esquecível. No entanto, o talentoso David F. Sandberg (Quando as Luzes se Apagam) consegue dar mais vivacidade à boneca e não deixa que ela cair na comicidade, como aconteceu no filme inicial e com a freira. Dá medo mesmo! E o elenco, formado majoritariamente por crianças, funciona muito bem dentro da ideia do filme. E ponto extra para o final, que faz uma ligação inteligente e surpreendente com o outro filme da boneca amaldiçoada.

1º: Invocação do Mal

Não adianta. Invocação do Mal continua sendo o melhor filme do universo criado por James Wan. Cheio de experimentalismos e com o diretor numa inspiração animadora, o longa-metragem acerta em cheio em vários aspectos. Primeiro na ambientação do filme, que dá medo por si só. Segundo por conta de vários clichês que são revertidos, ainda que a história em si -- uma família que se muda para uma casa mal-assombrada -- seja um clichê por si só. E o que é a cena das palmas? É pra entrar na história moderna do horror.

 

0 comentário
bottom of page