top of page
Buscar
  • Foto do escritorMatheus Mans

Os 5 melhores filmes de suspense e ação de 2022


Nos últimos anos, o cinema de gênero estava numa mesmice cansativa, banal. Só que tudo mudou em 2022, ano que trouxe alguns dos filmes mais extraordinários do gênero -- o primeiro da lista, aliás, é um dos melhores filmes de ação dos últimos anos, até com certa tranquilidade.


A seguir, confira nossa seleção dos melhores filmes de suspense e ação de 2022. Esta lista faz parte de uma série de postagens que faremos, até semana que vem, com filmes que merecem sua atenção nessa reta final de 2022. E afinal: qual o filme de gênero preferido do ano?


5. Profile


Título: Profile

Direção: Timur Bekmambetov

Elenco: Valene Kane, Morgan Watkins, Christine Adams

Nota do filme: 6,0

1. Originalidade: 8,0

2. Qualidade Técnica: 6,0

3. História: 5,0

4. Atuações: 5,0

5. Caráter Mobilizador: 6,0


Justificativa: Assim como Buscando ou Cuidado com Quem Chama, o inventivo Profile se passa unicamente na tela de um computador. Aqui, o longa-metragem conta a história de uma jornalista britânica que decide se infiltrar nos canais de propaganda 'on-line' do Estado Islâmico, buscando extrair o máximo de informações de seus “recrutadores”. Forte e tenso, o longa-metragem chama a atenção pela inventividade da proposta, indo além do que já havia sido feito com uma tela de computador. Destaque, além da direção de Timur Bekmambetov (Guardiões da Noite), para a atuação madura e competente de Valene Kane (The Fall), que soube como colocar dramaticidade mesmo usando uma tela. Uma das surpresas do ano. Crítica completa AQUI.


4. Tiro Certo


Título: Tiro Certo

Direção: James Nunn

Elenco: Scott Adkins, Ashley Greene, Ryan Phillippe

Nota do filme: 6,4

1. Originalidade: 5,0

2. Qualidade Técnica: 8,0

3. História: 5,0

4. Atuações: 6,0

5. Caráter Mobilizador: 8,0


Justificativa: É quase certo que você sequer ouviu falar de Tiro Certo. Este filme quase obscuro, que estreou no início de 2022 no streaming, é uma pequena produção simples, mas vigorosa tecnicamente. A história acompanha os membros de um esquadrão de elite Navy SEAL que estão em uma missão secreta para transportar um prisioneiro importante de uma prisão secreta da CIA. No entanto, obviamente, as coisas não saem como o esperado e ficam encurralados quando um grupo de rebeldes os ataca tentando resgatar o mesmo prisioneiro. O diferencial aqui é que tudo é filmado como se fosse plano-sequência. Empolgante e divertido.


3. Avatar: O Caminho da Água


Título: Avatar: O Caminho da Água

Direção: James Cameron

Elenco: Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver

Nota do filme: 7,4

1. Originalidade: 5,0

2. Qualidade Técnica: 10,0

3. História: 5,0

4. Atuações: 7,0

5. Caráter Mobilizador: 10,0


Justificativa: Não tem como Avatar: O Caminho da Água, um dos filmes mais aguardados de 2022, ficar de fora de uma lista dessa. Cameron retorno ao universo de Pandora, treze anos após o primeiro filme, com uma história ultrapassada, mas que continua sendo inegavelmente empolgante. O visual é magnífico, com um trabalho de 3D que usa a profundidade em prol da narrativa e não apenas para crescimento estético. Fica claro que o roteiro poderia ser melhor se não fosse tão ultrapassado e batido. Mas, ainda assim, encanta. Crítica completa do filme AQUI.


2. Batman


Título: Batman

Direção: Matt Reeves

Elenco: Robert Pattinson, Zoë Kravitz, Jeffrey Wright

Nota do filme: 7,5

1. Originalidade: 6,5

2. Qualidade Técnica: 8,0

3. História: 9,0

4. Atuações: 8,0

5. Caráter Mobilizador: 6,0


Justificativa: Em tempos em que uma Marvel praticamente não acertou, a DC mostrou como esses filmes independentes, bastante autorais, funcionam dentro de seu universo. Batman, de Matt Reeves, é um filme maduro, intenso e que traz o Homem-Morcego em uma interpretação inusitada -- Pattinson (Crepúsculo) não apenas o deixa mais sombrio, como também traz esse caráter de "Batman detetive" que havia sido tão pouco explorado até então. Há alguns pontos fracos aqui, com cenas que não se encaixam, mas o resultado é acima da média. Crítica AQUI.


1. Top Gun: Maverick



Título: Top Gun: Maverick

Direção: Joseph Kosinski

Elenco: Tom Cruise, Miles Teller, Val Kilmer, Jennifer Connelly

Nota do filme: 8,4

1. Originalidade: 7,0

2. Qualidade Técnica: 10,0

3. História: 9,0

4. Atuações: 8,0

5. Caráter Mobilizador: 8,0


Justificativa: A maior bilheteria do ano é, também, um dos filmes mais empolgantes de 2022 -- senão o mais. Top Gun: Maverick soube conciliar bem a nostalgia de trazer de volta personagens do passado com uma histórias com momentos marcantes, principalmente por conta da presença de Tom Cruise. Ele, seguindo um costume que só ganhou força nos últimos anos, dispensa dublês e faz cenas de acrobacias dentro de aviões, levando realismo nunca antes visto para as telas do cinema de ação. Um filme divertido, empolgante e emocionante. Crítica AQUI.

 

0 comentário

Comments


bottom of page