• Matheus Mans

Os 6 melhores livros lidos ao longo de 2019


É impossível -- e certamente injusto -- fazer uma lista dos melhores livros de um determinado ano. Afinal, ao contrário do cinema, não dá para acompanhar todos os lançamentos. São centenas de livros lançados no mercado em formato físico, outras centenas de republicações e, sem dúvidas, algumas milhares de histórias lançadas em formato digital diretamente em ebook.


Por isso, aqui no Esquina, resolvemos falar dos melhores livros lidos após pedidos de leitores. Não queremos, em momento algum, determinar o que foi melhor ou pior no ano. Por isso mesmo, aliás, decidimos incluir inclusive obras de outros tempos e até alguns livros lançados no ano anterior. Afinal, estamos compartilhando aqui a nossa experiência com livros. Não é ranking.


Abaixo, então, confira quais foram as melhores experiências literárias do Esquina em 2019:


1.







Título: Uma Mulher Perdida

Autora: Willa Cather

Editora: Ponto Edita

Páginas: 224

Link para Compra: amzn.to/2Fg6mGu


Justificativa: A Ponto Edita chegou ao mercado editorial brasileiro com uma força inacreditável. Afinal, com uma produção caprichada, a editora fez sua estreia com Uma Mulher Perdida, clássico da norte-americana Willa Cather e, até então, inédito no Brasil. E que livro! É poderoso, bem escrito e repleto de significações pros dias atuais. Leitura mais forte do ano. Crítica, AQUI.


2.







Título: S. Bernardo

Autor: Graciliano Ramos

Editora: Grupo Editorial Record

Páginas: 272

Link para Compra: amzn.to/2QJr3jo


Justificativa: De novo, um livro de outras épocas aqui no ranking de 2019. E, diferentemente de Uma Mulher Perdida, o excelente S. Bernardo já teve várias edições publicadas aqui no Brasil. O que o difere, e o faz entrar no ranking, é o novo design promovido pelo Grupo Editorial Record. Deu uma nova vida para este clássico imbatível de Graciliano, cheio de poesia na prosa. Crítica.


3.







Título: Uma Mulher no Escuro

Autor: Raphael Montes

Editora: Companhia das Letras

Páginas: 256

Link para Compra: amzn.to/36ix9hp


Justificativa: Raphael Montes é presença frequente em minhas listas de melhores do ano. E não poderia ser diferente com o delicioso Uma Mulher no Escuro, livro no qual Montes versa sobre a jornada de uma mulher traumatizada por conta de um crime no passado e que é forçada a confrontar fantasmas. Livro mais maduro de Montes, é ótimo do começo ao fim. Entrevista AQUI.


4.






Título: As desventuras de Arthur Less

Autor: Andrew Sean Greer

Editora: Grupo Editorial Record

Páginas: 252

Link para Compra: amzn.to/36iz05R


Justificativa: Vencedor do Pulitzer de ficção em 2018, As Desventuras de Arthur Less é o livro mais humano que li ao longo de 2019. Escrito e maneira sensível por Andrew Sean Greer, a história acompanha a jornada do homem que dá título ao livro, repleta de meandros, barreiras e coisas difíceis de decifrar. Uma livraço que sensibiliza e emociona. A crítica completa está AQUI.


5.







Título: Matadouro-Cinco

Autor: Kurt Vonnegut

Editora: Intrínseca

Páginas: 288

Link para Compra: amzn.to/2Fcfc87


Justificativa: Esta edição foi lançada pela Editora Intrínseca para comemorar os 50 anos de Matadouro-Cinco. E é mais do que merecido. Afinal, a obra mistura ficção científica e humor com uma classe rara de se ver fora da literatura de Vonnegut. E a trama, que capta o clima bélico na qual foi escrita, consegue transcender as páginas do livro. Vale a leitura pra conhecer Vonnegut.


6.







Título: Ricardo e Vânia

Autor: Chico Felitti

Editora: Todavia

Páginas: 192

Link para Compra: amzn.to/35hf6qr


Justificativa: Chico Felitti fez sucesso, em 2018, ao contar a história do chamado "Fofão da Augusta" numa excelente reportagem no Buzz Feed. Depois, a editora Todavia fez um golaço ao levar a história para dentro de casa com o livro Ricardo e Vânia, que conta detalhes da vida de Ricardo -- o Fofão -- e de sua namorada, Vânia. Brilhantemente escrito, é jornalismo ao máximo.


Menções honrosas: Sobre o Autoritarismo Brasileiro, A Visita de João Gilberto aos Novos Baianos, Raios e Trovões, IDA Um Romance, Agora Serve o Coração

#Ranking #Literatura #Livros #MelhoresDoAno #Livro #Lista