top of page

Oscar 2026: apostas de indicados na premiação do cinema

  • Foto do escritor: Matheus Mans
    Matheus Mans
  • 15 de jun.
  • 4 min de leitura

Atualizado: 2 de jul.

O Oscar 2026 está longe. Bem longe. Afinal, está marcado para acontecer só na metade de março do ano que vem. Tem muita água para rolar. No entanto, ao longo do ano, sempre vemos aqueles filmes que tem "cheiro" de Oscar. São aquelas produções que tem tudo para participar da premiação. E é justamente isso que queremos centralizar aqui, aos poucos, em 2025.


Ou seja: não vamos colocar aqui, de jeito algum, filmes que não estrearam ou que não vimos. São só produções que já contam com nossa opinião criada, consolidada. Por isso, não temos todas as categorias logo de cara. Vamos aumentando a lista conforme o ano for passando e as coisas ficarem mais claras. Volte sempre aqui! Teremos sempre novidades nas previsões.


Melhor Filme


Pecadores


Nasceu do nada e fez uma trajetória brilhante -- de bilheteria, de crítica, de tudo. É um filmaço de Ryan Coogler, com Michael B. Jordan, que pode sobreviver ao tempo e chegar com sobrevida ao Oscar do ano que vem. Obviamente, a Warner Bros. vai ter que acreditar por todo esse tempo na produção e, talvez, esnobar alguns outros títulos no processo de convencer os votantes. Mas acho que tem força pra isso. Não chego a arriscar em outras categorias, como Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Trilha ou Melhor Música Original, mas... vale ficar de olho.


F1


Ainda tenho bastante dúvidas quanto a isso aqui, mas acho que há grandes chances de F1 entrar na corrida de Melhor Filme, repetindo o feito de Top Gun: Maverick, do mesmo diretor. A qualidade, convenhamos, não é a mesma. É um filme bem menos empolgante que o trabalho anterior e falta a gana de Tom Cruise. Mas, mesmo assim, funciona no geral: o longa-metragem é empolgante e conta com uma boa reprodução do que é uma corrida. Em uma ano fraco, fraquíssimo, de novidades, uma produção razoável desponta como possível candidata ao Oscar.


Melhores Efeitos Visuais


Missão: Impossível - O Acerto Final


Acho difícil, quase impossível, que Missão: Impossível - O Acerto Final não consiga nenhuma vaguinha na categoria. Afinal, é o possível último longa-metragem da franquia principal, Tom Cruise está em alta em Hollywood e o filme conta com cenas ousadíssimas, apesar de não ser um grande filme. É praticamente um concorrente certo na categoria, seu principal destaque.


Como Treinar Seu Dragão


Este aqui já não é daquelas vagas totalmente garantidas. É um remake e uma fantasia viking com dragões -- algo que o Oscar, mesmo em categorias técnicas e laterais como esta, não dá muita atenção. Mas o trabalho de efeitos é bom e a bilheteria do filme deve chamar a atenção.


Melhor Equipe de Dublês


Missão: Impossível - O Acerto Final


É uma categoria difícil de decifrar, já que é a primeira vez que o Oscar irá premiar o trabalho de dublês. E como julgar algo que, em essência, não devemos ver ou perceber? É complicado, mas dá para dizer que Missão: Impossível - O Acerto Final também vai ter alguma presença aqui, por mais que Tom Cruise faça boa parte do trabalho (e fique aquela dúvida, ainda vale premiar?).


Bailarina


Outro filme de ação que deve entrar na categoria -- aliás, o gênero deve dominar as indicações para os dublês. É um filme com cenas bem cronometradas e, mesmo sem o brilho tradicional de John Wick, conta com boas sequências que devem render alguns votos para Bailarina.


Melhor Som


F1


Quer ter certeza de um filme que com certeza estará indicado? Coloco minha mão no fogo de que F1, filme mediano com Brad Pitt, vai aparecer na categoria de Melhor Som -- inclusive como favorito. O trabalho para reproduzir e editar o som de uma corrida é marketing o suficiente para fazer com que o longa-metragem ganhe um espaço aqui quase garantido.


Melhor Direção de Arte


O Esquema Fenício


Cá entre nós, Wes Anderson é um tanto desprezado pela Academia. Desde O Grande Hotel Budapeste, o Oscar não indica o diretor americano por um longa-metragem em live-action -- ganhou por um curta-metragem quase como prêmio de consolação e foi indicado pela animação Ilha dos Cachorros na categoria. Mas prefiro ousar que ele será lembrado pelo ótimo trabalho de direção de arte em O Esquema Fenício, filme mediano mas visualmente impecável.


Melhor Documentário


Ocean with David Attenborough


De verdade, acho que quase não há chances aqui -- mas prefiro viver como um sonhador incurável. A história de bastidores seria perfeita: Attenborough está na casa dos 100 anos, o filme traz uma denúncia fortíssima e, acima de tudo, é uma GRANDE produção, visual e narrativamente falando. É um baita filme. Acredito, inclusive, com chances de vitória. Mas a categoria de documentários geralmente é bem relegada e a Disney precisaria fazer um trabalho ativo de divulgação. Infelizmente, acho que não vai acontecer, mesmo merecendo demais.


O Presidente Surdo


Este aqui seria barbada para a Apple TV+ (e, justamente por isso, acredito piamente na indicação). Fala sobre um acontecimento político pouco conhecido nos Estados Unidos, mas relevante, e que tem eco nos dias de hoje. Fora que é muito, muito bem produzido, até na forma de "colocar voz" nos entrevistados. O Presidente Surdo é uma aposta certeira na categoria.



Comments


bottom of page