Buscar
  • Matheus Mans

Resenha: 'Arrume a sua Cama' é livro essencial para reorganizar rotina


O mundo vive um momento estranho, difícil e complexo. Afinal, em pouco tempo, quase todos os países se viram lutando contra um mesmo objetivo: a pandemia do novo coronavírus. Sem armas, governos e líderes mundiais se viram obrigados a confinar as populações em suas casas. Foi uma quebra de rotina sem precedentes e que afetou cotidiano de milhões de pessoas.


Por isso, este é o momento crucial para que as pessoas reorganizem suas vidas, encontrem novas maneiras de realizar antigas tarefas e, principalmente, se adequem ao "novo normal" -- termo, aliás, que está sendo banalizado frente à tantos desafios. Por isso, o livro Arrume a Sua Cama é tão importante neste momento. Pode ser o ponto de partida de algo muito, muito maior.


Afinal, a partir dessa ordem inicial no título, o escritor William H. McRaven -- que era oficial da Marinha dos Estados Unidos -- dá uma série de indicações, sugestões e exemplos práticos de como as pessoas podem mudar suas vidas e tudo que está ao seu redor com pequenos gestos, ações e decisões. Arrumar a cama logo de manhã, no final das contas, pode mudar o mundo.

Numa mistura de auto-ajuda com livro de liderança, Arrume a Sua Cama é daquelas obras com público certo. Não há grandes desenvolvimentos, nem momentos que chamem a atenção pela boa literatura. É uma obra que vai direto ao ponto, sem meandros, assumindo sem vergonha a sua vocação para dar regras, estipular dicas e dar amostras de como as pessoas podem agir.


Aliás, ir direto ao ponto seja, talvez, o principal ponto positivo de Arrume a Sua Cama. McRaven é conciso, não enrola e nem tenta alongar ideias para além do necessário. É um livro assim, sem exageros, e que aceita com honestidade a limitação temática. Por isso, talvez, seja uma leitura tão rica no final das contas. Você, como leitor, sente que aproveitou tudo ali que lhe foi contado.


Além disso, a mistura de dicas práticas com experiências de vida do próprio McRaven dão profundidade à trama. Você sente confiança no que é contado. Nesse gênero, é fundamental.


Enfim. Arrume a Sua Cama é leitura ideal, ainda mais em época de pandemia. Mostra como pequenas ações podem impactar seu dia a dia, ajudando na organização da rotina e na forma que as coisas podem e devem ser transformados. Depois que virar a última página, não guarde o livro em um canto qualquer. Afinal, é daquelas obras de cabeceira. Para sempre consultar.

#Crítica #Resenha #Livro #Literatura #Autoajuda

1 comentário