top of page
Buscar
  • Foto do escritorMatheus Mans

Resenha: ‘O Escândalo do Século’ mostra o “outro lado” de Gabriel García Márquez


Quando se fala no escritor colombiano Gabriel García Márquez, pensa-se quase imediatamente em Cem Anos de Solidão. Afinal, esta é a obra máxima do autor e um dos livros mais elogiados da história da literatura latina. No entanto, este não era o desejo de García Márquez. Jornalista, seu desejo era ser lembrado por textos para jornais e revistas. 


E é esse material que é resgatado no delicioso livro O Escândalo do Século, nova publicação do Grupo Editorial Record. Aqui, é feita uma seleção de 50 textos, geralmente curtos e rápidos, de García Márquez e que foram publicados em mídias noticiosas. Nada de Macondo ou realismo fantástico. Tudo no livro é a pura realidade sob os olhos do autor.


No entanto, engana-se quem pensa que não há traços da literatura de Márquez nesses pequenos textos jornalísticos. Muito pelo contrário. Mesmo falando de acontecimentos mundanos ou que não surtem qualquer reação de pessoas fora da Colômbia, esses artigos do colombiano soam maravilhosamente bem aos olhos do leitor por conta da escrita.


Afinal, Márquez traz um sabor diferenciado às letras. Brinca com as palavras, bagunça os significados, provoca reflexões. Difícil sair impassível da leitura e de seus breves textos.


O único ponto que vai contra a experiência em O Escândalo do Século é a repetição de alguns formatos e o estilo do texto -- algo natural do jornalismo, que busca empacotar todo e qualquer texto em linguagem mais acessível e natural ao leitor. Assim, difícil não sentir certo cansaço conforme a trama avança, principalmente na metade da leitura.


Por isso, trago aqui uma dica para quem ainda for ler O Escândalo do Século: faça o mergulho nesses textos de maneira calma, ordenada. Talvez, em pílulas. Leia um texto por dia ou coisa parecida. Isso, sem dúvida, vai levantar um pouco mais o ritmo do livro e deve cansar menos. E, no final das contas, tem coisa melhor do que um pouco de Márquez todo dia?

 
2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page