top of page
Buscar
  • Foto do escritorMatheus Mans

Resenha: 'O Menino e o Tuim' é livro infantil saboroso de Rubem Braga


Rubem Braga foi um dos maiores cronistas brasileiros, dono de textos como Ai de Ti, Copacabana. Se tornou um dos pilares da crônica brasileira e criou um estilo muito próprio, que transpira brasilidade. E esse estilo pode ser visto também em histórias infantis, todas elas com as características inconfundíveis de Braga. É o caso do saboroso livro O Menino e o Tuim.


Publicada pela Editora Global, a obra é fininha, não chega nem a 30 páginas. No entanto, tem uma história marcante. Nela, conhecemos a jornada de um garoto que resgata três filhotinhos de tuim -- uma espécie de periquito mais robusta -- de um ninho de João de Barro. Dois deles morrem e o último, que sobra, acaba se tornando parceiro de todas as horas do garotinho.

É um livro sobre amizade e, sobretudo, de natureza -- como ela é implacável e, sobretudo, cruel. As ilustrações de Alexandre Camanho dão o tom do livro, que vai navegando entre a prosa sedutora de Braga e os desenhos didáticos, chamando a atenção do público infantil. Difícil os pequenos não ficarem encantados pelas cores do livro, assim como pela história carinhosa.


O final é um bocado cruel, lembrando ao leitor da essência de Rubem Braga. Pode ser que os mais pequenos fiquem um tanto quanto incomodados. No entanto, é um livro que mostra tranquilamente como a vida funciona. Por vezes, é melhor o pequeno leitor entrar em contato com a vida por meio dessas histórias antes de sentir os dessabores. Para ler e viajar por aí.

 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page