Buscar
  • Matheus Mans

Resenha: 'Pra Você Que Sente Demais' é livro motivador


Que gostoso é, às vezes, encontrar uma leitura despretensiosa, leve e que te motive. É o caso de Pra Você que Sente Demais, coletânea de contos, textos, crônicas e pensatas de Victor Fernandes, autor jovem e, com um estilo particular e moderno, soube remodelar o gênero de auto-ajuda com textos mais propositivos e que vão direto ao ponto: motivar o seu leitor.


Ao longo de cerca de 150 páginas, o autor fala direto com o leitor -- usando, várias vezes, o "você" logo no começo do texto -- para deixar claro que os textos e reflexões propostos aqui não são viagens internas e pessoais do autor. Mas, sim, reflexões e diálogos que ele abre para que o leitor não se sinta, nem seja passivo. Pra Você que Sente Demais, no final, é uma troca.

Ainda que a temática muitas vezes se esgote, se tornando repetitiva, Fernandes sabe como tratar de temas como família, relacionamento, auto-aceitação, reflexão, ansiedade. A partir de temas propositivos, lembrando alguns dos textos de Fabrício Carpinejar -- que falamos recentemente aqui no Esquina com Colo, Por Favor! --, o leitor faz uma viagem pra dentro de si.


No entanto, vale ressaltar: Pra Você que Sente Demais faz sentido para um público bem específico, que gosta, se sente bem e aproveita esses textos motivacionais, com uma pegada alternativa de auto-ajuda. Se você tem aversão à esse tipo de literatura, fuja. Não é o texto pra você. Mesmo com uma embalagem mais moderna, continua sendo um texto desse tipo.


Enfim, Pra Você que Sente Demais é um livro que mostra como há autores brasileiros jovens trazendo novos olhares sobre textos, gêneros literários e estilos que pareciam batidos. É repetitivo, sim, mas o tom motivacional surte efeito e, ao virar a última página, é difícil não se sentir provocado a pensar e a refletir sobre todos esses temas propostos por Fernandes.

#Crítica #Livro #Literatura #Resenha