top of page
Buscar
  • Foto do escritorMatheus Mans

Resenha: 'Estarão as Prisões Obsoletas?' é importante livro de Angela Davis


Inusitado e até inesperado como Estarão as Prisões Obsoletas? me tirou do conforto desde a primeira página de leitura. Confesso que nunca tinha parado para pensar na possibilidade dos sistemas prisionais estarem obsoletos -- acreditava, do alto de minha ignorância, que eram problemas sociais que causavam o encarceramento de pessoas negras. Mas não é só isso.


Afinal, este importante livro da escritora, professora e ativista Angela Davis vai fundo na questão das prisões. Mostra como os sistemas prisionais, no fundo, acabam entrando num ciclo vicioso em aprisionar pessoas, geralmente pobres e de minorias, prejudicando a integração e a participação delas num sistema reintegrador. Como o pobre e preto irá retornar pra sociedade?

Mesmo sendo de 2003, Estarão as Prisões Obsoletas? parece ter sido escrito outro dia. Pensando no Brasil de Jair Bolsonaro de hoje, nos Estados Unidos de Donald Trump de ontem. Para ter essa sensação de atemporalidade, Davis vai fundo na história das prisões, nos significados daquele encarceramento, entrando fundo nos objetivos escravagistas e sociais.


É forte, é desconcertante. A escrita direta de Davis, que elenca sua lógica de forma ordenada e clara, ajuda a criar essa sensação de "tapa na cara". Não há respiros aqui. A autora traz uma chuva de informações, sempre bem embasadas e mostrando como sua ideologia age por trás dos fatos, que compõe o quadro completo desse aprisionamento brutal que ocorre no mundo.


Assim, reafirmo: Estarão as Prisões Obsoletas? é daqueles livros rápidos e pequenos, como o poderoso O Fascismo Eterno, que precisam ter um lugar cativo na estante. Provoca, instiga e, acima de tudo, traz ideias claras sobre como termos um sistema prisional e social mais inclusivo e eficiente. Dê uma chance para Angela Davis. Vai ver que é um livro necessário.

 
0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page