top of page
Buscar
  • Foto do escritorBárbara Zago

5 livros indispensáveis para quem quer saber mais sobre psicologia


A psicologia é uma área do conhecimento que desperta fascínio. Afinal, é uma maneira de conhecer mais sobre nós mesmos, sobre nossa mente, nossos sentimentos. A seguir, o Esquina selecionou alguns livros que ajudam leigos a entender melhor a psicologia, seus conhecimentos e possibilidades. Nos títulos destacados, é possível clicar para ler a resenha completa da obra.



Escrito por, surpreendentemente, por um palhaço e um psicanalista, o livro se propõe a discutir a importância da escuta em um mundo em que estamos tão acostumados somente a falar. Alternando os autores em cada capítulo, a obra é leve e fácil de ler. Não exige um conhecimento prévio de Psicologia do leitor e a explica de forma quase didática.



Anahy D'Amico, conhecida por seu trabalho em Casos de Família alerta em seu livro os perigos e as consequências de se estar em um relacionamento abusivo - que nem sempre é facilmente detectável. Nele, a psicóloga retoma historicamente os motivos que fizeram a mulher ocupar o lugar de submissa, além de trazer vivências pessoais e profissionais que enriquecem ainda mais a leitura.


Cartas à um Jovem Terapeuta


Infelizmente, no final de março perdemos Contardo Calligaris, um dos grandes nomes da Psicanálise no Brasil. E ainda que Cartas a um Jovem Terapeuta fosse aparecer nessa lista antes disso, torna-se ainda mais essencial neste momento. No livro, o autor introduz o leitor ao que muito provavelmente será o trabalho de um terapeuta - o que inclui as expectativas, as conquistas e também as dificuldades. Lembro-me de ter lido antes de ingressar na Psicologia e, honestamente, é importantíssimo para quem tem curiosidade e/ou pretende se aventurar no mundo da Psicologia Clínica.


Memórias, Sonhos e Reflexões


Fundador da chamada Psicologia Analítica, Jung foi um dos teóricos mais importantes da Psicodinâmica. E ainda que tenha publicado inúmeras obras dedicadas à teoria, aqui tem uma proposta completamente diferente. Poucos antes de sua morte, fez questão de compartilhar uma espécie de autoanálise, em que se debruça sobre vivências pessoais.


O Poder do Mito


Para quem gosta de cultura e psicologia, O Poder do Mito é um prato cheio. O livro, que reúne palestras dadas pelo autor, contextualiza o desenvolvimento da mitologia e sua importância para a criação de personagens heroicos. E o melhor de tudo é que Campbell o faz com sabedoria e humor, deixando a leitura fácil, ainda que complexa em alguns momentos. E um pequeno spoiler: o autor até menciona Star Wars para exemplificar sua teoria.

 
0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page