top of page
Buscar
  • Foto do escritorMatheus Mans

Os 6 melhores filmes de terror e suspense de 2023



Convenhamos que 2023 não foi um grande ano para o terror e para o suspense -- principalmente para o horror, que caiu em um marasmo chato demais e que está cada vez mais difícil de conseguir escapar, enfim. O fato, como já falamos antes, é que foi o ano do cinema de ação. No entanto, isso não impede que alguns filmes de terror e suspense se destaquem.


A seguir, destacamos os 6 melhores filmes de terror e suspense lançados em 2023. Confira.


6. Feriado Sangrento



Talvez o mais surpreendente da lista. Depois de algumas derrapadas (O Mistério do Relógio na Parede e Desejo de Matar), o cineasta Eli Roth volta de vez ao horror gore com um slasher que tem algo a dizer enquanto também assusta. Funciona bem a trama de um serial killer matando as pessoas envolvidas em uma tragédia na Black Friday, brincando com os significados sobre a data, sobre o consumismo desenfreado e, principalmente, buscando criar um slasher que fique na mente da nova geração -- que, por enquanto, não tem exatamente um pra chamar de seu.


7. Pânico VI



Nem precisamos comentar os absurdos cometidos pelos produtores para o ainda vindouro Pânico VII, o que faz com que essa nova leva de filmes perca um pouco a graça. Ainda assim, Pânico VI é um filme divertido, que coloca o Ghostface em um novo território -- ainda que não brinque tanto com o espaço como deveria -- e o torna ainda mais violento e ameaçador. A forma que o filme lida com a personagem de Melissa Barrera é outro acerto inesperado, inédito para a franquia. Pena que os produtores boicotaram a própria franquia demitindo a atriz. Crítica AQUI.


4. A Noite das Bruxas



Depois de dois filmes absolutamente medianos, a saga de Hercule Poirot acertou em cheio no terceiro longa-metragem. A Noite das Bruxas acompanha o detetive em seu caso mais sombrio e sobrenatural. Kenneth Branagh, novamente na direção e como o protagonista, acerta ao brincar com os símbolos do "além" e a colocar Poirot, sempre tão consciente do que existe ao seu redor, em uma situação bastante vulnerável. É um ótimo filme de mistério. Crítica AQUI.


3. A Morte do Demônio: A Ascensão



E o melhor filme de terror de 2023 foi o aterrorizante A Morte do Demônio: A Ascensão. O longa-metragem, que se inspira no universo dos filmes de Sam Raimi, faz um terror raiz, sem medo de brincar com os limites do terror -- principalmente o visual. Além de nos sentirmos vulneráveis olhando para esse universo, nos divertimos com as criações do diretor Lee Cronin para fazer com que o público fique realmente assustado. Confesso que eu ainda tenho calafrios quando lembro da cena do ralador ou da ótima sequência do olho mágico. Crítica AQUI.


2. Camaleões



Como é bom quando assistimos a um bom filme de suspense. Ficamos intrigados, entretidos, curiosos. É o que acontece com Camaleões, um inesperado longa-metragem da Netflix que faz suspense de gente grande fugindo da mesmice e com grandes atuações de Justin Timberlake e, principalmente, do subestimado Benicio Del Toro. O filme acompanha Nichols, esse experiente detetive que acha que tem todo o caso que está investigando nas mãos, até que tudo começa a ruir. É bom, surpreendente, divertido e impactante. É um dos ótimos filmes, no geral, de 2023.


1. Jogo Justo



Poucas vezes fiquei tão positivamente surpreendido com um filme como com Jogo Justo. De início, imaginei que seria mais uma produção tentando imitar o sucesso da série Succession. E de fato, há muitos elementos que se repetem aqui. Mas vai muito além disso: este longa-metragem da Netflix, ao acompanhar o relacionamento de duas pessoas imersas no mercado financeiro, nos mostra até onde a ganância do ser humano pode chegar, afetando inclusive o relacionamento com as pessoas ao redor. Apesar do final um pouco fora de tom, fugindo do que tinha sido visto até então, Jogo Justo é um dos melhores filmes de 2023. Crítica completa AQUI.

 

0 comentário

Comentarios


bottom of page