top of page
Buscar
  • Foto do escritorMatheus Mans

Confira a cobertura completa do É Tudo Verdade 2021

Atualizado: 18 de abr. de 2021


Em mais um ano em sua edição digital, o É Tudo Verdade está acontecendo desde a última quinta-feira, 8. Nós, aqui do Esquina, estamos fazendo a tradicional cobertura do festival, falando sobre os principais longas e trazendo algumas análises. Assim, a seguir, confira todos os textos e reportagens sobre os documentários exibidos ao longo de todo o tradicional festival.


É Tudo Verdade: Festival divulga lista de filmes selecionados para 2021. Matéria sobre o início do festival, com falas do realizador Amir Labaki e a lista completa de títulos exibidos.


Crítica: 'Fuga' é documentário potente, mas cansativo, sobre refugiados. Um olhar sobre o filme de abertura do É Tudo Verdade 2021, premiado também no Festival de Sundance 2021.


Crítica: 'Eu e o Líder da Seita' é documentário lento, mas reflexivo. Longa-metragem mostra a relação de um homem, vítima de um atentado terrorista, com o líder da seita responsável.


Crítica: 'Máquina do Desejo' explora história do Teatro Oficina com precisão. Documentário busca trazer detalhes sobre a história e todos os desafios que o Teatro Oficina enfrentou.


Crítica: 'Sob Total Controle' é documentário com peso histórico -- e só. Seguindo o boom de filmes sobre a crise do coronavírus, longa-metragem mostra os erros do governo Trump.


Crítica: 'Mil Cortes' mostra resistência ao autoritarismo nas Filipinas. Longa-metragem acompanha a jornada de uma jornalista nas Filipinas enfrentando o governo de Duterte.


Crítica: 'Gorbachev.Céu' é interessante bate-papo com ex-líder soviético. Em uma conversa íntima com o ex-líder da União Soviética, longa-metragem desmistifica figura de Gorbachev.


Crítica: 'Alvorada' é filme que não vai além no retrato do impeachment. Dirigido por Anna Muylaert e Lô Politi, filme tenta ir além nos bastidores do processo de Dilma -- sem sucesso.


Crítica: '9 Dias em Raqqa' é bom filme sobre reconstrução da Síria. Ao invés de apostar apenas na desgraça e na tristeza, longa-metragem fala sobre a esperança no futuro.


Crítica: 'Paulo César Pinheiro: Letra e Alma' é conversa com poeta. Filme sobre Paulo César Pinheiro é bastante banal em sua execução, mas consegue conquistar seus fãs.


Crítica: 'Dois Tempos' traz gostosa viagem de Yamandu Costa e Lucio Yanel. Bonita jornada de Yamandu Costa e seu mestre Lucio Yanel, em uma viagem pelo sul de Brasil e Argentina.


Crítica: 'MLK/FBI' é documentário que beira o insuportável. Documentário sobre a relação de Martin Luther King com o FBI tinha tudo para ser interessante, mas vira aula didática.


Crítica: 'Os Arrependidos' é filme cansativo, mas necessário sobre Ditadura. Vencedor do prêmio do júri para filmes nacionais, longa-metragem conta a história de artifício da Ditadura Militar.


Crítica: 'Paraíso' é excelente filme sobre os efeitos da pandemia. Apesar de bastante simples, documentário emociona ao mostrar a rotina de idosos que frequente o Palácio do Catete.


Crítica: 'Edna' é filme com boa história, mas técnica desanimadora. Mistura de documentário com ficção, 'Edna' fala sobre uma mulher que relembra suas memórias de guerrilhas e luta.

 
1 comentário
bottom of page