top of page
Buscar
  • Foto do escritorMatheus Mans

Os 8 melhores livros lidos ao longo de 2020



Assim como disse no ano passado, é impossível e injusto fazer uma lista de melhores livros do ano. Afinal, ao contrário do cinema, não dá para acompanhar todos os lançamentos. São centenas de livros lançados no mercado em formato físico, outras centenas de republicações e, sem dúvidas, algumas milhares de histórias lançadas em formato digital diretamente em ebook.


Por isso, aqui no Esquina, resolvemos falar dos melhores livros lidos após pedidos de leitores. Não queremos, em momento algum, determinar o que foi melhor ou pior no ano. Por isso mesmo, aliás, decidimos incluir inclusive obras de outros tempos e até alguns livros lançados no ano anterior. Afinal, estamos compartilhando aqui a nossa experiência com livros. Não é ranking.


Abaixo, então, confira quais foram as melhores experiências literárias do Esquina em 2020:


8.







Título: Richthofen: O Assassinato dos Pais de Suzane

Autora: Roger Franchini

Editora: Planeta

Páginas: 192

Link para Compra: amzn.to/3rDv22D

Trecho da resenha: "Richthofen é uma forma do leitor mergulhar na história da família assassinada por Suzane e os Cravinhos enquanto se depara com uma ficção policial, que instiga e provoca aos moldes de livros de Rubem Fonseca. É estilosa, é interessante, é instigante. É uma maneira curiosa e diferenciada de entender um dos maiores crimes brasileiros". Resenha AQUI.


7.







Título: Microscópio: Microcontos e Microletrados

Autora: Delma Maria Lucchin

Editora: InVerso

Páginas: 108

Trecho da resenha: "Microscópio é um livro curioso, divertido, interessante, dinâmico. Mesmo com seus contos não passando do tamanho de um parágrafo, há intensidade na história que é contada. Mas o mais importante é a montanha-russa de emoções: é raro encontrar um livro que acerte tanto e em tão pouco tempo. Uma leitura rara e deliciosa". Resenha completa AQUI.


6.







Título: Napoleão: O Homem por Trás do Mito

Autora: Adam Zamoyski

Editora: Crítica

Páginas: 784

Link para Compra: amzn.to/3mZTK9Y

Trecho da resenha: "Se quiser mergulhar na leitura profunda, literária e precisa da biografia Napoleão: O Homem por Trás do Mito, se dedique. Fazendo isso, asseguro que você terá uma nova visão sobre esse líder histórico -- tão conhecido por coisas banais, como a pose que fazia ou a suposta baixa estatura, que é comentada no livro, vale ressaltar". Resenha completa AQUI.


5.








Título: Bluebird, Bluebird

Autora: Attica Locke

Editora: Vestígio

Páginas: 304

Link para Compra: amzn.to/3aVnGBX

Trecho da resenha: "O final, enquanto isso, é o ápice. Parece uma mensagem não para o sul dos Estados Unidos exclusivamente, mas para todos aqueles lugares que ainda possuem uma estrutura racista e um comportamento privilegiado. Um livro policial, assim, que vai além da investigação. Palmas para Attica, uma escritora que merece ser acompanhada". Resenha AQUI.


4.









Título: Fascismo à Brasileira

Autora: Pedro Doria

Editora: Planeta

Páginas: 280

Link para Compra: amzn.to/3aQ8lm8

Trecho da resenha: "Entendemos melhor esse movimento do passado, compreendemos nossa formação a partir da História e, por fim, podemos refletir melhor sobre o que nos formou e o que fez com que chegássemos aqui. Poderia ter um pouco mais de força? Claro. Mas, no final das contas, devemos celebrar que tanto conteúdo bom está sendo produzido por aí". Resenha AQUI.


3.









Título: Homem Invisível

Autora: Ralph Ellison

Editora: José Olympio

Páginas: 574

Link para Compra: amzn.to/3o0fKCX

Trecho da resenha: "Homem Invisível é um livro à frente de seu tempo. Conta a história de um homem negro, na invisibilidade, num EUA "cordial", mas que não deixa de se armar de racismo, preconceito, intolerância. Não é leitura agradável. É forte e reflexivo. Uma obras histórica da literatura. E que merece atenção redobrada em tempos tão obscuros". Resenha completa AQUI.


2.











Título: Desvio

Autora: Juan Francisco Moretti

Editora: Ponto Edita

Páginas: 192

Link para Compra: amzn.to/2KHaBkQ

Trecho da resenha: "Desvio é um daqueles livros que não deixam o leitor sair impassível após a última página. Há provocações, intensidade e, sobretudo, boa literatura 192 páginas. Agora fica a recomendação não só da leitura de Desvio, como também para que todos acompanhem a jornada do argentino Juan Francisco Moretti. É a boa literatura latina". Resenha completa AQUI.


1.










Título: Qualityland

Autora: Marc-Uwe Kling

Editora: Tusquets

Páginas: 352

Link para Compra: amzn.to/38Lws2q

Trecho da resenha: "QualityLand é uma surpresa agradabilíssima. Ainda que cause preocupação por conta da intensidade das ideias, perspectivas e narrativas, o livro fala do futuro e nos faz pensar sobre o presente. Vemos como o caos de dados, o reinado do Facebook e a falta de privacidade pode levar as pessoas a um caos maior do que poderíamos pensar". Crítica AQUI.

 
0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page